sol.sapo.ptsol.sapo.pt - 13 nov. 13:49

Rei da Suazilândia gastou mais de 15 milhões de euros em carros de luxo para as suas 14 mulheres

Rei da Suazilândia gastou mais de 15 milhões de euros em carros de luxo para as suas 14 mulheres

"Está a mostrar um dedo do meio a todos os pobres"

O Rei da Suazilândia, Mswati III, que recentemente mudou o nome do país para Reino dos Suazis (eSwatini, no dialeto local), renovou a sua frota de carros de luxo. Na semana passada, chegaram ao seu palácio 19 Rolls-Royces e cerca de 120 BMW’s para as suas 14 mulheres. De acordo com a notícia avançada pelo TimesLive, no total, acredita-se que Mswati III, conhecido pelas suas extravagâncias, terá gasto cerca de 15 milhões de euros.

Fontes do palácio confirmaram a compra dos carros de luxo. No entanto, negam que esta tenha sido feita com dinheiro público, mas sim com a venda de imóveis.

O caso, que não acontece pela primeira vez, está a indignar a população. De acordo com o jornal Le Monde Áfrique, dos 1,2 milhões de habitantes do país, 40% vivem abaixo da linha da pobreza. Além disso, o agora conhecido como Reino dos Suazis é o país com a maior prevalência de HIV em todo o mundo, onde quase metade da população tem HIV.

A polémica torna-se ainda maior numa altura em que os trabalhadores lutam por melhores salários e condições de vida.

“Esta aquisição acontece num momento em que o país está sob fortes restrições financeiras. Nós não precisamos de carros. Os Rolls Royce são um luxo (...) Precisamos de alimentos básicos, de luz, água e de combustíveis a preços acessíveis", comunicou a Turocswa, uma central sindical.

"Os funcionários do setor público não recebem aumentos de salário há três anos, e o sistema de saúde está totalmente colapsado. Ele basicamente está a mostrar um dedo do meio a todos os pobres", disse Wandile Dludlu, secretário-geral do Movimento Democrático Popular Unido (Pudemo), da oposição política.

O Rei Mswati III foi corado em 1986, aos 18 anos, e tem 25 filhos.

A Suazilândia é considerada a última monarquia absoluta de África.

NewsItem [
pubDate=2019-11-13 14:49:39.0
, url=https://sol.sapo.pt/artigo/677020/rei-da-suazil-ndia-gastou-mais-de-15-milhoes-de-euros-em-carros-de-luxo-para-as-suas-14-mulheres
, host=sol.sapo.pt
, wordCount=295
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_11_13_251499060_rei-da-suazilandia-gastou-mais-de-15-milhoes-de-euros-em-carros-de-luxo-para-as-suas-14-mulheres
, topics=[vida]
, sections=[vida]
, score=0.000000]