pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 13 nov. 15:20

Inteligência Artificial da Microsoft é valiosa no diagnóstico de cancro do colo do útero

Inteligência Artificial da Microsoft é valiosa no diagnóstico de cancro do colo do útero

Os potenciais da Inteligência Artificial são cada vez mais notórios. As suas aplicações são estrondosas e expandem-se à saúde! Um desses casos é a Inteligência Artificial da Microsoft que mostra ser valiosa no diagnóstico de cancro do colo do útero.

Não tendo o objetivo de ser usada para substituir os médicos, a IA pode vir a ser uma excelente aliada! Especialmente em países cujos médicos estão sobrelotados de pacientes, a tecnologia poderá ter um papel crucial.

A Inteligência Artificial é uma das tecnologias mais incríveis do momento. Para além disso, o seu potencial futuro é inimaginável! Há algumas teorias que colocam a IA como adversária da Humanidade, mas os esforços atuais mostram o contrário.

Um desses exemplos é esta Inteligência Artificial da Microsoft! Em conjunto com a SRL Diagnostics, a gigante tecnológica criou uma IA capaz de diagnosticar casos de cancro do colo do útero. Obviamente neste processo esteve envolvida a tecnologia de Machine Learning que analisou e estudou padrões referentes a este caso.

A IA esteve sujeita a milhares de imagens médicas de casos saudáveis e doentes. Para além disso, nos casos doentes, foram colocadas imagens de fases iniciais da doença e fases mais avançadas. Assim, a precisão e sensibilidade nos diagnósticos foram melhorados.

De momento esta tecnologia está em testes internos na SRL Diagnostics. No entanto, há uma forte pressão para que tal seja usado de forma mais democrática. Esta ferramenta terá extrema utilidade em países em que os médicos estão sobrelotados de doentes.

Assim sendo, a IA podia ser uma forte aliada em países como por exemplo a Índia, em que morrem anualmente 67.000 mulheres com este cancro. Em conjunto com o profissional de saúde, a Inteligência Artificial pode providenciar diagnósticos melhores e mais rápidos!

A Inteligência Artificial mostra assim mais uma vez o seu poder. Em conjunto com o Homem, esta tecnologia tem a capacidade de elevar o nosso potencial e conseguir realizar tarefas de forma mais eficiente.

Para além da Microsoft, também a Google já usou a Inteligência Artificial no diagnóstico de cancro…

Inteligência Artificial da Google provou ser muito precisa a diagnosticar cancro do pulmão

NewsItem [
pubDate=2019-11-13 16:20:31.0
, url=https://pplware.sapo.pt/ciencia/inteligencia-artificial-microsoft-diagnostico-cancro-colo-utero/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=304
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_11_13_2032981526_inteligencia-artificial-da-microsoft-e-valiosa-no-diagnostico-de-cancro-do-colo-do-utero
, topics=[tecnologia, inteligência artificial, srl diagnostics, ai, ia, saúde, cancro, ciência, microsoft, machine learning, high tech]
, sections=[sociedade, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]