www.publico.ptpublico.pt - 13 nov. 18:52

Vila Nova de Gaia adopta sistema “pioneiro” de detecção de fugas de água por satélite

Vila Nova de Gaia adopta sistema “pioneiro” de detecção de fugas de água por satélite

Até 2024, a Águas de Gaia quer diminuir de 30 para 18 a percentagem de água não facturada, enquanto no gráfico das perdas de água quer passar dos 16% para os 10%.

A Águas de Gaia está a usar um sistema via satélite “pioneiro em Portugal” para detectar fugas de água, num “investimento de cerca de 20 mil euros”, anunciou hoje o administrador da empresa municipal de Vila Nova de Gaia.

Denominado Água 4.0, trata-se de um sistema de informação geográfica que a empresa municipal do concelho no distrito do Porto tem implementado desde o início da semana e cujos efeitos práticos, segundo o administrador, Miguel Lemos, “estão no terreno”

“A implementação deste sistema de detecção por satélite de fugas de água começou a ser utilizado na segunda-feira tendo, deste então, sido detectados 177 pontos de interesse [designação técnica para pontos de fuga], informação que depois foi cruzada com o nosso sistema de informação geográfica, para perceber se, nas detecções, havia piscinas ou fontes de água pública, acabando o número por baixar para 138 fugas em 1.500 quilómetros de rede”, explicou Miguel Lemos.

Defendendo que a chegada da nova tecnologia “permite mais eficiência”, bem como “menos gente para, da forma tradicional, pesquisar fugas”, o administrador informou que a margem de erro do sistema na detecção de fugas “é inferior a 10%”.

A empresa municipal fez um cálculo a cinco anos, no que se refere à redução das perdas de água, agora que este projecto está no terreno, e previu ganhos na ordem dos 2,5 milhões de euros.

“Ao fazermos uma redução da água não facturada superior a 10%, que é o objectivo com este projecto, isso vai permitir-nos, ao custo da água em alta, alcançar esse valor em poupança”, acrescentou.

Em face da “melhor gestão da água”, Miguel Lemos admitiu “a médio/longo prazo poder fazer correcções na tarifa”, fazendo reflectir nos consumidores de Gaia as mais-valias do projecto.

Até 2024, acrescentou, “a Águas de Gaia quer diminuir de 30 para 18 a percentagem de água não facturada, enquanto no gráfico das perdas de água quer passar dos 16% para os 10%”.

No âmbito deste projecto, apresentado nesta quarta-feira no Reservatório da Rasa, em Vila Nova de Gaia, a empresa anunciou o recurso a contadores de água inteligentes “construídos por engenheiros portugueses”.

Diminuir a água adquirida em alta, maximizar o número de fugas detectadas e redução do tempo de pesquisa e reparação, uma maior fiabilidade de informação, a identificação das perdas na rede independentemente do material e a redução de custos, ganhos económicos e ambientais, são os eixos da aposta da Águas de Gaia apontados pelo projecto.

NewsItem [
pubDate=2019-11-13 19:52:41.0
, url=https://www.publico.pt/2019/11/13/local/noticia/vila-nova-gaia-adopta-sistema-pioneiro-deteccao-fugas-agua-satelite-1893652
, host=www.publico.pt
, wordCount=395
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_11_13_1858312335_vila-nova-de-gaia-adopta-sistema-pioneiro-de-deteccao-de-fugas-de-agua-por-satelite
, topics=[ambiente]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]