expresso.ptexpresso.pt - 10 nov 17:47

Sidney ameaçada por incêndios de grande escala

Sidney ameaçada por incêndios de grande escala

"Catastrófico": o mais alto nível de alerta de incêndios australiano foi lançado este domingo, avisando para o risco dos incêndios atingirem a maior cidade do país

Os bombeiros australianos emitiram o mais alto nível de alerta para os incêndios: "catastrófico". A maior cidade do país, Sidney, vai enfrentar um início de semana muito difícil. Em causa estão as críticas condições meteorológicas que têm ajudado à propagação de fogos de grandes dimensões no estado de Nova Gales do Sul. Os bombeiros lançaram um aviso de que a situação ainda vai piorar nos próximos dias.

É a primeira vez que esse nível de alerta é ativado, desde que foi criado há uma década. A terça-feira é considerada o dia mais crítico para o avanço dos incêndios. "Estamos a entrar num período extremamente perigoso para o desenvolvimento dos fogos", avisaram este domingo o serviço de bombeiros, que aconselham a população a dirigir-se às grandes cidades e aos centros comerciais. As escolas e zonas de alto risco ficarão encerradas no início desta semana.

Já foi declarada oficialmente a morte de pelo menos três pessoas e a destruição de mais de 150 casas desde a passada sexta-feira. Este domingo, mais de 80 incêndios ainda estavam por controlar, embora cerca de 1300 bombeiros e 70 aeronaves estejam envolvidos no combate aos fogos. mais de 12 mil hectares já foram devastados.

1
1