expresso.ptexpresso.pt - 8 nov 12:55

Bebé abandonado em ecoponto vai para família de acolhimento

Bebé abandonado em ecoponto vai para família de acolhimento

Recém-nascido que a mãe abandonou num ecoponto não deverá ser institucionalizado, mas entregue a uma família de acolhimento que ficará com o menino temporariamente até se decidir a tutela final. Há três famílias disponíveis que já tinham sido avaliadas e selecionadas pela Santa Casa da Misericórdia para acolher crianças nestas situações

O bebé que a mãe abandonou terça-feira num ecoponto junto à discoteca Lux, em Lisboa, está clinicamente bem e terá alta em breve da Maternidade Alfredo da Costa, onde está internado. De acordo com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), o recém-nascido não deverá ser entregue a nenhuma instituição, mas antes a uma família de acolhimento que ficará com ele temporariamente até se decidir o projeto de vida da criança: o encaminhamento para a adoção ou a entrega a familiares que comprovadamente tenham condições e interesse em ficar com o menino.

O Expresso sabe que a mãe, de 22 anos, vivia na rua junto à estação ferroviária de Santa Apolónia com um companheiro que não é o pai do bebé e que garante não se ter apercebido da gravidez da mulher. A Polícia Judiciária está neste momento a tentar localizar o pai, que as autoridades afirmam não se encontrar na região.

Nos últimos dias, a SCML recebeu dezenas de telefonemas de famílias que se disponibilizaram para cuidar do bebé. No entanto, o recém-nascido não será entregue a nenhuma destas, uma vez que a seleção de uma família de acolhimento obriga a um processo moroso e exigente de verificação das condições psicológicas, habitacionais e de segurança infantil.

Segundo a diretora da Unidade de Adopção, Apadrinhamento Civil e Acolhimento Familiar da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Isabel Pastor, há neste momento três famílias de acolhimento disponíveis na região de Lisboa que já tinham sido previamente seleccionadas, antes deste caso, e que já passaram por esse processo de verificação das condições.

1
1