expresso.ptexpresso.pt - 8 nov 18:06

Primeiro satélite fabricado em Portugal faz testes em laboratório

Primeiro satélite fabricado em Portugal faz testes em laboratório

Os ensaios do primeiro satélite concebido e fabricado em Portugal vão começar na próxima semana no Laboratório de Aeronáutica do Grupo ISQ. O Infante, que será lançado em 2021, envolve um investimento de nove milhões de euros e terá funções de vigilância marítima, monitorização ambiental e deteção e monitorização de eventos extremos de rápida evolução, como incêndios, inundações ou fenómenos meteorológicos

Os ensaios do Infante, o primeiro satélite fabricado em Portugal, vão começar na próxima semana no Laboratório de Aeronáutica do Grupo ISQ em Castelo Branco. Os trabalhos começarão pela câmara multiespectral do satélite, que irá permitir a captação de imagens da Terra e dos oceanos.

Esta câmara é um instrumento ótico miniaturizado que permite captar imagens no espectro visível (luz visível) e com muito alta resolução. Distingue-se de outros instrumentos semelhantes pela capacidade que tem de adquirir, processar e comprimir imagens em tempo real a bordo, de modo a minimizar o volume de dados enviado para terra. Foram selecionadas três aplicações do Infante na observação da Terra na área do oceano Atlântico: vigilância marítima, monitorização ambiental (derrames de petróleo, proliferação de algas, etc.) e deteção e monitorização de eventos extremos de rápida evolução (incêndios, inundações, fenómenos meteorológicos).

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler (também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso).

Torne-se assinante

1
1