expresso.ptexpresso.pt - 8 nov 11:50

Mais de 90 incêndios lavram no leste da Austrália

Mais de 90 incêndios lavram no leste da Austrália

Autoridades australianas admitem que se trata de uma “situação sem precedentes” em New South Wales e Queensland. Mais de mil bombeiros apoiados por 70 meios aéreos combatem as chamas

Os estados australianos de New South Wales e de Queensland estão sob situação de emergência. Mais de 90 incêndios florestais lavram esta sexta-feira nas duas regiões após vários meses de seca prolongada. Pelo menos quatro casas já foram destruídas e a aproximação das chamas já obrigou à evacuação de várias localidades.

As condições meteorológicas – caracterizadas por ventos fortes e temperaturas máximas superiores a 35 graus – também não estão a ajudar o combate às chamas e os especialistas acreditam que o quadro só melhorará durante o fim de semana.

As autoridades australianas admitem que se trata de uma “situação sem precedentes” naqueles estados australianos, que exigiu a mobilização de mais de mil bombeiros apoiados por 70 meios aéreos.

No Twitter, o serviço dos bombeiros rurais admite que “devido à extensão dos fogos e ao ritmo de propagação das chamas não é possível tentar resolver todas as situações, por via terrestre ou aérea.”

No início de agosto, foi declarada a situação de seca severa nos dois estados australianos, tendo o primeiro-ministro Malcolm Turnbull reconhecido que os agricultores vão precisar de ajuda. Há mais de dois meses que o estado de New South Wales, responsável por cerca de um quarto da produção agrícola, tem sido atingido por vários fogos que já destruíram milhares de hectares e causaram a morte de centenas de animais.

1
1