expresso.ptexpresso.pt - 8 nov 18:06

Juros portugueses consolidam vantagem em relação a Espanha

Juros portugueses consolidam vantagem em relação a Espanha

O prémio de risco da dívida portuguesa amplia cada vez mais a distância em relação a Espanha. Os juros das obrigações portuguesas continuam mais baixos do que os do vizinho em grande parte da curva de prazos. Cereja em cima do bolo, a economia portuguesa vai crescer mais do que a espanhola entre 2019 e 2021 segundo as previsões de Bruxelas divulgadas esta semana

A divergência entre Portugal e Espanha acentuou-se. Só que desta vez a favor do lado lusitano. No mercado secundário da dívida pública, os juros para os títulos portugueses são inferiores aos espanhóis em grande parte da curva de prazos das obrigações, nomeadamente nas maturidades mais longas. E, cereja em cima do bolo, esta semana a Comissão Europeia avançou com previsões que apontam para um crescimento da economia portuguesa acima da espanhola de 2019 a 2021.

O prémio de risco da dívida portuguesa situa-se agora em 55 pontos-base, claramente abaixo dos 64 pontos para a dívida espanhola. Isso significa que os investidores para comprarem dívida portuguesa (no prazo de referência a 10 anos) exigem mais 0,55 pontos percentuais do que pagam pela dívida alemã. No caso de Espanha pedem mais 0,64 pontos percentuais.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler (também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso).

Torne-se assinante

1
1