expresso.ptDaniel Oliveira - 7 nov 18:13

Trabalhar menos é bom para a economia

Trabalhar menos é bom para a economia

A Microsoft testou, nos seus escritórios no Japão, a redução da jornada semanal de trabalho num dia sem que isso afete o salário. A produtividade aumentou em 40% naquele mês. É sintomático da injustiça crónica na distribuição das vantagens da tecnologia o facto de a jornada de trabalho de 40 horas semanais ser uma reivindicação com cem anos

Não sei se é uma operação de marketing, mas a Microsoft testou, nos seus escritórios no Japão, a redução da jornada semanal de trabalho num dia (sexta-feira) sem que isso afete o salário. O Work-Life Choice Challenge Summer 2019 foi uma experiência-piloto de um mês. A conclusão é mais ou menos evidente: mais felizes e com mais energia, os trabalhadores produzem mais. A produtividade aumentou em 40% naquele mês. Todo o tempo passou a ser mais bem aproveitado, houve uma poupança em 23% no uso de eletricidade, menos 59% de páginas impressas e 92% dos trabalhadores mostraram satisfação com a experiência.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler (também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso).

Torne-se assinante

1
1