expresso.ptÓscar Afonso - 6 nov 18:26

O corredor estreito: Estados, sociedades e liberdade

O corredor estreito: Estados, sociedades e liberdade

O Observatório de Economia e Gestão de Fraude (OBEGEF) promove neste espaço semanal uma reflexão sobre as temáticas da fraude, da corrupção, da economia não-registada, da ética, da integridade e da transparência, contribuindo deste modo para a formação de uma opinião pública mais esclarecida e mais participativa

Os economistas seminais Daron Acemoglu e James Robinson, autores do já best-seller internacional “Why Nations Fail”, propõem agora a também notável obra “The Narrow Corridor: States, Societies, and the Fate of Liberty”. Nesta nova obra explicam como a liberdade floresce e é próspera, apesar de ameaças, em alguns Estados, e se observa autoritarismo ou anarquia noutros. O cerne da questão é, pois, perceber porque existem Estados democráticos liberais entre as alternativas de autoritarismo e de ilegalidade. Porque, enfim, diferentes organizações sociais levam então a diferentes resultados?

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler (também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso).

Torne-se assinante

1
1