mag.sapo.ptmag.sapo.pt - 23 out. 12:54

Ciclo de cinema pela igualdade de género abre sábado em Ourique

Ciclo de cinema pela igualdade de género abre sábado em Ourique

A Câmara de Ourique, no Alentejo, vai promover, a partir de sábado e até final de novembro, um Ciclo de Cinema pela Igualdade de Género com a exibição de ...

A Câmara de Ourique, no Alentejo, vai promover, a partir de sábado e até final de novembro, um Ciclo de Cinema pela Igualdade de Género com a exibição de três filmes sobre temáticas relacionadas, incluindo a violência doméstica.

Os filmes do ciclo, um português, um espanhol e um francês, classificados para maiores de 12 anos, vão ser exibidos no Cineteatro Sousa Telles, na vila de Ourique, distrito de Beja, sempre a partir das 21:30 e com entradas gratuitas, explica o município, num comunicado enviado hoje à agência Lusa.

Segundo a autarquia, o ciclo visa mobilizar instituições e população para a prevenção e o combate da violência de género, que é um "preocupante fenómeno social e de criminalidade".

Continuar a ler

A violência de género, na qual se inclui a violência doméstica, "é uma grave violação dos direitos humanos, em particular das mulheres, que assume proporções preocupantes, tendo a Organização Mundial de Saúde declarado que constitui um grave problema de saúde pública", refere a câmara.

O município frisa que "está sintonizado com o desafio da igualdade de género e do combate à violência doméstica" e é signatário do Plano Intermunicipal para a Igualdade que envolve os municípios de Aljustrel, Almodôvar, Castro Verde, Ferreira do Alentejo e Ourique, no distrito de Beja.

O ciclo vai começar no sábado com a exibição do filme "Dou-te os meus olhos", do realizador espanhol Icíar Bollaín e que aborda a temática da violência doméstica.

Segue-se, no dia 23 de novembro, a exibição do filme "A outra margem", do realizador português Luís Filipe Rocha e que destaca as temáticas da homossexualidade, do travestismo e da síndrome de Down.

O ciclo termina no dia 30 de novembro com a exibição do filme "Uma nova amiga", do realizador francês François Ozon sobre perturbações pelo género e novos conceitos de família.

Newsletter Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email. Notificações Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag. Na sua rede favorita Siga-nos na sua rede favorita.
NewsItem [
pubDate=2019-10-23 13:54:04.0
, url=https://mag.sapo.pt/cinema/atualidade-cinema/artigos/ciclo-de-cinema-pela-igualdade-de-genero-abre-sabado-em-ourique
, host=mag.sapo.pt
, wordCount=334
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_10_23_841899138_ciclo-de-cinema-pela-igualdade-de-genero-abre-sabado-em-ourique
, topics=[tv, entretenimento, cinema]
, sections=[vida]
, score=0.000000]