expresso.ptexpresso.pt - 23 out. 17:04

CGD “vende” subida das comissões com “novas vantagens” e aposta na redução de papel

CGD “vende” subida das comissões com “novas vantagens” e aposta na redução de papel

CGD envia mensagem a clientes a explicar subida de comissões, e informa que, a partir do próximo ano, deixará de mandar algumas das cartas que hoje enviava. Banco está obrigado por Bruxelas a reforçar peso do canal digital

A Caixa Geral de Depósitos está a enviar comunicações aos seus clientes em que diz que a subida das comissões bancárias será feita em conjunto com “novas vantagens”: o aumento de transferências numa das quatro contas pacote do banco; e o corte nas comunicações por papel.

Nas mensagens enviadas aos clientes, a CGD escreve que haverá uma revisão do preçário parcial e em três momentos: 1 de janeiro de 2020, relativas aos cheques; 25 de janeiro, sobre contas de depósitos e transferências (e MB Way); 25 de março, sobre operações de crédito. As mudanças já tinham sido comunicadas no site oficial, e noticiadas, mas há agora mensagens aos clientes a dar nota.

Nessa comunicação, a instituição liderada por Paulo Macedo defende que, em janeiro, ficarão disponíveis “novas vantagens”, mencionando o aumento do número de transferências gratuitas na conta pacote média (conta M), e sublinhando a existência de transferências gratuitas ilimitadas na conta pacote alargada (conta L), mas sem falar da conta mais básica (conta S), cuja comissão mensal aumentará de 2,80 para 3,20 euros, mais imposto do selo a 4%. Também a conta de serviços mínimos passará a ter um custo anual, quando era gratuita até aqui, mas não há referência.

“Caso não concorde com as alterações, pode denunciar por comunicação escrita os contratos objetos de revisões, de forma imediata e sem encargos, até à data de entrada em vigor das mesmas. As alterações consideram-se aceites, em caso de não comunicação”, diz a Caixa, relembrando algo previsto.

Outra das “vantagens” apontadas pela CGD é o facto de haver um corte nas comunicações por papel no que diz respeito a condições gerais de abertura de conta e prestação de serviços “A partir de 1 de janeiro, algumas comunicações da Caixa enviadas atualmente em papel serão suprimidas e passarão a estar disponíveis no novo portal de documentos digitais”, indica a mensagem enviada aos clientes. Nesse novo portal, estarão o extrato de comissões, o preçário de comissões e despesas, condições gerais de abertura de conta.

No seu site, a Caixa diz estar empenhada na “proteção do ambiente”, na redução do consumo, até porque há devoluções de correspondência elevadas (devido à desatualização dos contactos dos clientes). Mas esta é uma obrigação imposta por Bruxelas - também para cortar custos e tornar-se mais moderna.

Num dos pilares do plano estratégico desenhado entre o Estado português e a Comissão Europeia (que permitiu a injeção de 3,9 mil milhões de euros públicos em 2017), encontra-se a necessidade de reforçar a atividade comercial. Aí, consta a reorganização da rede comercial, mas também o desenvolvimento do canal digital, “com a introdução de novos processos de ofertas online���. Da mesma forma, também os serviços centrais deverão ser digitalizados, no âmbito de outro pilar do plano (o ajustamento da estrutura).

NewsItem [
pubDate=2019-10-23 18:04:13.0
, url=https://expresso.pt/economia/2019-10-23-CGD-vende-subida-das-comissoes-com-novas-vantagens-e-aposta-na-reducao-de-papel
, host=expresso.pt
, wordCount=453
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_10_23_775787875_cgd-vende-subida-das-comissoes-com-novas-vantagens-e-aposta-na-reducao-de-papel
, topics=[economia]
, sections=[economia]
, score=0.000000]