expresso.ptDaniel Oliveira - 23 out. 18:24

A Catalunha, o nacionalismo e os cães de Pavlov

A Catalunha, o nacionalismo e os cães de Pavlov

A questão é a democracia. É por ela que defendo o direito à autodeterminação democrática de qualquer povo e recuso a prisão de políticos que liderem movimentos pacíficos. Porque não me esqueci dos meus valores. E não basta agitarem a palavra “nação” para me fazer babar, qual cão de Pavlov

Há quem discuta a questão catalã com base num novo mantra que colhe automatismos em alguma esquerda: nós, internacionalistas, somos contra as nações e os nacionalismos. O raciocínio simples, que choca com quase todos os momentos relevantes da história da esquerda no século XIX e XX, é especialmente absurdo quando está em causa um confronto entre dois nacionalismos: o catalão e o espanholista. Sendo que na origem deste conflito está a recusa de Espanha em reconhecer a Catalunha enquanto nação e os catalães enquanto povo, permitindo as alterações constitucionais que abram espaço para uma solução verdadeiramente federal. Esta recusa não é um pormenor. Ela é o cimento da identidade nacional de Espanha: a ideia de um só povo e de uma só Nação. E isto torna impossível construir um espaço de cooperação onde aqueles que não se consideram espanhóis se possam sentir bem.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler (também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso).

Torne-se assinante

NewsItem [
pubDate=2019-10-23 19:24:38.0
, url=https://expresso.pt/opiniao/2019-10-23-A-Catalunha-o-nacionalismo-e-os-caes-de-Pavlov-
, host=expresso.pt
, wordCount=171
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_10_23_760377999_a-catalunha-o-nacionalismo-e-os-caes-de-pavlov
, topics=[opinião]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]