exameinformatica.sapo.ptexameinformatica.sapo.pt - 23 out. 12:10

Nos cria laboratório de testes com 5G em Matosinhos

Nos cria laboratório de testes com 5G em Matosinhos

A Anacom concedeu permissão para a Nos operar com uma banda de rede que atinge os 3,5 GHz, que será utilizada durante os testes com o serviço de eMBB

A partir desta quarta-feira vai estar disponível um espaço para testes com a rede 5G criado pela Nos na cidade de Matosinhos. Neste espaço a empresa de telecomunicaç��es pretende testar soluções para o mercado empresarial e residencial, bem como para um contexto institucional e autárquico.

Miguel Almeida, diretor-executivo da Nos, diz num comunicado que « tornar Matosinhos a primeira cidade nacional com uma rede 5G 100% operacional é um marco na história das telecomunicações em Portugal. O desafio tecnológico de disponibilizar em toda uma cidade a nova geração de comunicações móveis foi acolhido com entusiasmo e energia pelas equipas da NOS e hoje estamos orgulhosos do resultado. Estamos certos que tecnologia 5G vai beneficiar toda a sociedade portuguesa, das empresas e instituições públicas aos cidadãos, e que o pioneirismo da NOS vai constituir um contributo inquestionável para o desenvolvimento económico e social do país».

A Anacom permitiu �� Nos utilizar um espetro de banda de rede que vai atingir os 3,5 GHz, para fazer testes com o um serviço de eMBB (enhanced Mobile Broadband, em inglês) capaz de atingir velocidade de 1 Gigabit por segundo. A marca pretende aplicar este tipo de serviço a dispositivos móveis pessoais para melhorar a qualidade de navegação com dados móveis.

A infraestrutura que vai suportar estes testes em Matosinhos é composta por uma rede com cerca de 20 estações de rádio que cobrem toda a área de Matosinhos, bem como a Zona Livre Tecnológica – que delineia a área que se encontra entre o Parque da Cidade, Porto de Leixões, Freguesia de Senhora da Hora e a zona comercial do NorteShopping.

NewsItem [
pubDate=2019-10-23 13:10:30.0
, url=http://exameinformatica.sapo.pt/noticias/mercados/2019-10-23-Nos-cria-laboratorio-de-testes-com-5G-em-Matosinhos
, host=exameinformatica.sapo.pt
, wordCount=265
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_10_23_608911104_nos-cria-laboratorio-de-testes-com-5g-em-matosinhos
, topics=[tecnologia, mercados]
, sections=[economia, ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]