pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 24 out. 00:54

Project Treble foi importante para o sucesso que o Android Pie teve

Project Treble foi importante para o sucesso que o Android Pie teve

A Google tem lançado algumas ferramentas para acabar com a fragmentação e parecem começar a dar frutos. Dados agora revelados mostram a importância que o Project Treble teve no sucesso de adoção do Android 9 Pie, comparado ao Android Oreo

Algo que habitámos a ver é a lenta adoção das novas versões do Android nos smartphones. As causas são bem conhecidas e pendem sempre para o lado dos fabricantes, que tem procurado combater este problema.

A Google tem lançado algumas ferramentas para mudar este cenário e parecem começar a dar frutos. Dados agora revelados mostram a importância que o Project Treble teve no sucesso de adoção do Android 9 Pie.

O Project Treble impulsionou o Android Pie

Lançado com o Android Oreo, o Project Treble consegue modualarizar os diferentes componentes do sistema operativo. Desta forma os fabricantes conseguem criar atualizações mais rápidas, com menos problemas e principalmente mais abrangentes.

A primeira prova da sua utilidade veio com os primeiros testes da versão Pie. Este momento conseguiu facilmente cativar 7 fabricantes com 7 equipamentos, para além dos Pixel. Com o Android 10 foi ainda mais longe com 18 smartphones de 12 OEMs.

Para mostrar ainda mais o sucesso do Project Treble, a Google tem outra métrica. Revelou a taxa de adoção desta versão ao longo do tempo. Aqui, e olhando aos primeiros 100 dias, vemos que a versão 9 já tinha o dobro de instalações do Android Oreo 8 e 8.1.

O Android Oreo perdeu mercado com este sucesso

Esta diferença vai aumentando, e com 300 dias de mercado o Android Pie já superava o Oreo, mesmo somando as suas duas versões. Neste momento temos a versão 9 do Android presente em mais de 700 milhões de dispositivos, enquanto as duas atualizações do Oreo a terem 480 milhões nos mesmos 400 dias iniciais.

Estes valores colocam o Android Pie com 22,6% do mercado Android. É um valor muito positivo, comparados aos 10,4% registados em maio desse ano. No caso do Android 10, estes mesmos esforços existem. Os testes iniciais foram alargados e no dia do seu lançamento havia já marcas com esta versão disponível.

Por agora, a Google ainda não divulgou dados sobre a adesão ao Android 10, mas devem estar a seguir a mesma linha da versão anterior. O Project Treble é a forma da Google conseguir aproximar cada vez mais utilizadores às últimas versões do seu sistema operativo.

NewsItem [
pubDate=2019-10-24 01:54:30.0
, url=https://pplware.sapo.pt/smartphones-tablets/android/project-treble-sucesso-android-pie/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=352
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_10_23_595223241_project-treble-foi-importante-para-o-sucesso-que-o-android-pie-teve
, topics=[tecnologia, android pie, android oreo, mercado, android, project treble, sucesso]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]