pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 23 out. 18:00

Google, em resposta à IBM, confirma que alcançou a supremacia quântica

Google, em resposta à IBM, confirma que alcançou a supremacia quântica

Os últimos dias têm sido ricos no que toca à computação quântica. A mais recente novidade neste segmento vem da Google... Depois das dúvidas colocadas pela IBM, que duvidou do seu trabalho, a Google mostra que de facto alcançou a 'supremacia quântica' com o seu computador quântico.

Os últimos dias têm sido ricos no que toca à computação quântica. A mais recente novidade neste segmento vem da Google… Depois das dúvidas colocadas pela IBM, que questionou o seu trabalho, a Google mostra que de facto alcançou a ‘supremacia quântica’ com o seu computador quântico.

A luta entre as duas empresas tem estado ao rubro, com ambas a querer mostrar que estão na linha da frente no desenvolvimento destes computadores. Para além disso, a Microsoft também está a meter-se na corrida.

Desde o início do aparecimento da tecnologia de computação quântica que se tem questionado o seu verdadeiro valor… As dúvidas relativamente à sua utilidade, à capacidade de elevar o potencial humano e de criar novos paradigmas tem sido algo sempre associado aos computadores quânticos.

Nesse sentido, a Google decidiu começar os seus desenvolvimentos na área. O objetivo passava por mostrar a todo o mundo a capacidade destes terminais… Especialmente em realizar tarefas que os computadores convencionais e clássicos não conseguem! Para isso, a gigante tecnológica desenvolveu o seu computador quântico de modo a alcançar um marco hist��rico no segmento.

Assim, o objetivo da empresa norte-americana foi cumprido ao conseguir estabelecer a ‘supremacia quântica’. Esta notícia já tinha sido adiantada pelo Pplware, quando foi publicado um artigo científico sobre o tema. Não obstante, tal feito foi posto em causa depois de a IBM, que é uma das gigantes em computação quântica, ter duvidado do trabalho da Google.

Agora, a gigante tecnológica vem mostrar definitivamente o trabalho que foi realizado. Num artigo publicado na revista Nature, a Google e os seus parceiros nesta investigação deram a conhecer ao pormenor o seu feito em computação quântica.

Foi desenvolvido um novo processador de 54-qubit, denominado ‘Sycamore’. Posteriormente, este processador foi colocado à prova. Usando a sua nova tecnologia, que garante mais velocidade e fidelidade nos processos, o Sycamore foi capaz de cumprir uma tarefa em 200 segundos que demoraria 10.000 anos no supercomputador mais poderoso do momento.

Assim, e segundo a definição de supremacia quântica, a Google alcançou o feito tão desejado. O principal motivo para isto esteve no desenvolvimento do processador, que permitiu elevar a profundidade das operações. Para além disso, os algoritmos usados conseguem explorar ao máximo o potencial deste componente.

Com estes desenvolvimentos, o mundo da computação quântica está ao rubro! A IBM e a Google estão a lutar pelo domínio do segmento… E até a Microsoft já está a trabalhar nesta área!

Não obstante, a democratização dos computadores quânticos está a décadas de distância! A Google conseguiu alcançar um feito incrível, mas apenas em algo muito específico. Nas restantes tarefas, o nível de desenvolvimento ainda é muito embrionário para um computador quântico se destacar dos convencionais.

Saiba mais sobre o conceito de computador quântico!

Computadores Quânticos – Um desafio para o século XXI

NewsItem [
pubDate=2019-10-23 19:00:02.0
, url=https://pplware.sapo.pt/high-tech/google-ibm-supremacia-quantica/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=457
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_10_23_1790990757_google-em-resposta-a-ibm-confirma-que-alcancou-a-supremacia-quantica
, topics=[google/youtube, tecnologia, computador quântico, ibm, google, sycamore, high tech, computação quântica]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]