mag.sapo.ptmag.sapo.pt - 23 out. 12:39

Kalaf Epalanga fala sobre o atual "momento da literatura africana" no Camões Instituto

Kalaf Epalanga fala sobre o atual "momento da literatura africana" no Camões Instituto

O músico, escritor e curador Kalaf Epalanga é o convidado da próxima edição do ciclo “Camões dá que falar”, esta quinta-feira, no Camões Instituto, em Lisboa, onde vai ...

Kalaf Epalanga, curador do African Book Festival de Berlim, em 2020, disse em entrevista à agência Lusa, no início deste mês, que o mundo “se está a virar para outras literaturas” e que a expressão africana está a atravessar “um bom momento”.

“Pediram-me para fazer foco na literatura angolana [no African Book Festival de Berlim], mas eu disse que não me sentiria bem se não incluísse todos os países de expressão portuguesa. Quero muito incluir a Guiné-Bissau, São Tomé, Cabo Verde, Moçambique. Também, por causa da situação que o Brasil atravessa neste momento, quero estender [o convite] aos escritores afro-brasileiros, eles têm muito a dizer”, afirmou.

Epalanga nasceu em Benguela, Angola, e vive entre Berlim e Lisboa. Como músico, é cofundador da editora independente Enchufada. Faz também parte da banda Buraka Som Sistema, atualmente em hiato.

Autor de "Histórias de Amor para Meninos de Cor" e de "O Angolano que Comprou Lisboa (por metade do preço)", Epalanga tem o seu mais recente livro, “Também os Brancos Sabem Dançar”, nomeado para os Prémios Jabuti 2019, os mais importantes na área da edição livreira no Brasil, na categoria de melhor capa. Os vencedores serão conhecidos no próximo dia 31.

A sessão com Kalaf Epalanga, no Auditório do Camões, em Lisboa, tem início às 18:00 do próximo dia 24.

Newsletter Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email. Notificações Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag. Na sua rede favorita Siga-nos na sua rede favorita.
NewsItem [
pubDate=2019-10-23 13:39:21.0
, url=https://mag.sapo.pt/showbiz/artigos/kalaf-epalanga-fala-sobre-o-atual-momento-da-literatura-africana-no-camoes-instituto
, host=mag.sapo.pt
, wordCount=253
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_10_23_1692235006_kalaf-epalanga-fala-sobre-o-atual-momento-da-literatura-africana-no-camoes-instituto
, topics=[tv, entretenimento, cinema]
, sections=[vida]
, score=0.000000]