www.sabado.ptleitores@sabado.cofina.pt (Sábado) - 23 out. 09:00

Bebés prematuros

Bebés prematuros

Um bebé de 24 semanas custa ao hospital, em média, entre 2 mil e 4 mil euros por dia. Para todos os pais de bebés prematuros, o sistema de saúde pública universal representa a esperança de que os seus filhos talvez consigam enfrentar, sem sequelas graves ou profundas, as terríveis dificuldades inerentes à prematuridade extrema - Opinião , Sábado.
A minha filha mais velha nasceu prematura, com 670 gramas. Corria o ano 2008. Embora os prematuros se definam pela idade de gestação – nascimento antes de concluídas 37 semanas de gestação – e não pelo peso, este último é o que mais fortemente impressiona os pais. Um ser humano com cerca de meio quilo é uma imagem que nos persegue na memória.

O corpo, com pouca gordura, possui o comprimento de um fio de esparguete e peso aproximado do de uma meloa; a cabeça tem a dimensão (mais ou menos) de uma bola de ténis; pele translúcida, percorrida por um emaranhado de veias finas como cabelos; músculos e tendões visíveis sob a epiderme, por vezes coberta de "lanugo" (penugem ligeira ou rala); escassa actividade física das pernas e dos braços, ambos da grossura dos dedos de um adulto; mãos pouco maiores que a unha do polegar; orelhas finas e moles; respiração irregular; reflexos de sucção e deglutição reduzidos. capa Assine já a Sábado digital por 1 euro para ler este artigo no ePaper ou encontre-o nas bancas a 17 de outubro de 2019.
Se já é assinante, faça login e leia o artigo diretamente no ePaper da S��BADO.
NewsItem [
pubDate=2019-10-23 10:00:00.0
, url=https://www.sabado.pt/opiniao/cronistas/joao-pedro-george/detalhe/bebes-prematuros
, host=www.sabado.pt
, wordCount=196
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_10_23_1039141375_bebes-prematuros
, topics=[opinião, joão pedro george]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]