www.jornaldenegocios.ptLídia Pereira - 21 out. 21:15

Mais importante do que trabalhar mais é trabalhar melhor

Mais importante do que trabalhar mais é trabalhar melhor

O crescimento económico muitas vezes não tem tanto que ver com trabalhar mais, mas sobretudo com trabalhar melhor. Por outras palavras, é necessário usar os fatores de produção de forma mais eficiente.

A globalização e a digitalização da economia colocam grandes desafios às empresas e às instituições, mas o investimento público em infraestruturas e na qualificação da população, incluindo formação ao longo da vida, bem como as reformas à fiscalidade, para fomentar a competitividade e reduzir a evasão fiscal, ainda estão aquém das expectativas em muitos países, entre os quais ainda nos incluímos.

Estamos prestes a chegar a 2020 e Mário Centeno é presidente do Eurogrupo há quase dois anos. Anunciado como um Ronaldo, continua sem justificar. Ao contrário de John Kennedy, que defendia que o tempo certo para consertar o telhado é enquanto o Sol brilha, põe em prática a ideia de esperar pelo temporal para lidar com os problemas. Os últimos anos parecem a "dança das cadeiras". A música ainda está a tocar, todos sabem que a dado momento vai parar. Ninguém sabe exatamente quando, mas a diferença entre ter uma cadeira ou ficar no chão depende das medidas que se implementarem agora.

Eurodeputada do PSD, Vice-coordenadora do PPE na Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários

(1)Relatório Economic Policy Reforms Going for Growth 2019

NewsItem [
pubDate=2019-10-21 22:15:00.0
, url=https://www.jornaldenegocios.pt/opiniao/colunistas/detalhe/mais-importante-do-que-trabalhar-mais-e-trabalhar-melhor
, host=www.jornaldenegocios.pt
, wordCount=181
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_10_21_910272612_mais-importante-do-que-trabalhar-mais-e-trabalhar-melhor
, topics=[opiniao, colunistas]
, sections=[opiniao]
, score=0.000000]