rr.sapo.ptrr.sapo.pt - 19 out. 17:23

"Primeiro a lei e depois o diálogo". Resposta do governo espanhol ao pedido de negociações urgentes de Quim Torra

"Primeiro a lei e depois o diálogo". Resposta do governo espanhol ao pedido de negociações urgentes de Quim Torra

O primeiro ministro espanhol exige que Torra condene a violência.

Após uma semanamarcada por distúrbios na Catalunha, o governo catalão tentou, esta manhã, sem sucesso entrar em contacto com Pedro Sánchez, com o objetivo de “fixar um dia e uma hora” para negociarem uma solução política. O executivo espanhol responde: "Primeiro a lei e depois o diálogo".

“Peço ao presidente do governo espanhol em funções para fixar um dia e uma hora para nos sentarmos à mesa das negociações”, defende o presidente da Generalitat, Quim Torra.

“Esta é a sua responsabilidade e a sua obrigação. Há muito tempo que pedimos neste processo uma negociação para uma solução política de um conflito político. Hoje é mais urgente do que nunca”, acrescentou.

O palácio de Moncloa, como resposta, emitiu um comunicado, no qual afirma que Torra “deve condenar fortemente a violência” e “reconhecer o trabalho das Forças e Corpos de Segurança do Estado e dos Mossos d’Esquadra e solidarizar-se com os polícias feridos”.

O executivo espanhol acrescenta ainda: “Primeiro a lei e depois o diálogo”.

Esta manhã revelou-se mais calma em Barcelona com dezenas de equipas de limpeza nas ruas a tentarem restabelecer a ordem num verdadeiro cenário de destrui��ão depois da megamanifestação de ontem.

A quinta noite de manifestações na Catalunha resultaram em 83 pessoas detidas e 182 feridos, segundo o El Mundo.

Desde o início da semana de protestos, foram detidas 128 pessoas e 207 polícias ficaram feridos.

NewsItem [
pubDate=2019-10-19 18:23:58.0
, url=https://rr.sapo.pt/2019/10/19/mundo/primeiro-a-lei-e-depois-o-dialogo-resposta-do-governo-espanhol-ao-pedido-de-negociacoes-urgentes-de-quim-torra/noticia/168759/
, host=rr.sapo.pt
, wordCount=223
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_10_19_1566699244_-primeiro-a-lei-e-depois-o-dialogo-resposta-do-governo-espanhol-ao-pedido-de-negociacoes-urgentes-de-quim-torra
, topics=[informação, mundo]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]