expresso.ptexpresso.pt - 19 out. 16:38

Pedro Nuno Santos não sobe mas ganha peso no Executivo

Pedro Nuno Santos não sobe mas ganha peso no Executivo

Matos Fernandes recebe florestas e Pedro Nuno os portos, com muitos milhões para fazer obras nos próximos anos

Pedro Nuno Santos e João Pedro Matos Fernandes ocupam lugares modestos na orgânica do Governo (respetivamente quarto e quinto a contar de baixo), mas os seus ministérios ganharam competências e reforçaram ainda mais o seu peso. Pedro Nuno não é um dos quatro ministros de Estado, mas terá muitas verbas, uma agenda que é central no programa do Governo, além de ter peso político no PS. Por isso continuará a integrar as reuniões semanais de coordenação política, ao lado dos quatro ministros de Estado, do secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Duarte Cordeiro, e da nova líder parlamentar, Ana Catarina Mendes.

O ministro das Infraestruturas e Habitação, além das competências que já tinha desde a remodelação de fevereiro passado, vai gerir os portos, que estavam na tutela do Ministério do Mar. A lógica é pôr sob a mesma tutela toda a infraestrutura de transportes, articulando portos, ferrovia, rodovia e aeroportos. Em 2015, Costa já queria colocar os portos nas Infraestruturas, mas as objeções de Ana Paula Vitorino, escolhida para ministra do Mar, acabaram por ditar outro desfecho.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler (também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso).

Torne-se assinante

NewsItem [
pubDate=2019-10-19 17:38:43.0
, url=https://expresso.pt/politica/2019-10-19-Pedro-Nuno-Santos-nao-sobe-mas-ganha-peso-no-Executivo
, host=expresso.pt
, wordCount=204
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_10_19_1277061265_pedro-nuno-santos-nao-sobe-mas-ganha-peso-no-executivo
, topics=[política]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]