expresso.ptexpresso.pt - 18 out. 23:00

Rio na corrida pelo PSD, suspende diálogo com PS

Rio na corrida pelo PSD, suspende diálogo com PS

Núcleo duro do líder considera “erro político” negociar com os socialistas antes das diretas e entrar numa lógica de mercearia, a trocar propostas com o PS para o OE2020. Rio vai aproveitar presença no Parlamento para recuperar estilo da campanha

Não há conversas com o PS até às eleições diretas. Rui Rio vai levar para o Parlamento o mesmo registo que usou nos debates com António Costa durante os 15 dias de campanha eleitoral, procurando reforçar o capital político que acredita ter conquistado nos meses de setembro e de outubro. O grande objetivo é não deixar apagar a imagem de um líder de oposição mais assertivo — contrastando com o que foi durante todo o ano de 2018 — e retirar a Luís Montenegro o principal fio condutor de discurso.

E isso aplica-se às negociações para o Orçamento do Estado. Pelo menos, é essa tese que corre no núcleo duro de Rui Rio. “Seria um erro político entrar numa lógica de mercearia, a trocar propostas com o PS. O presidente do partido sempre disse que está disponível para negociar reformas estruturais. Ora, não é esse o tempo, nem nenhuma dessas questões se levanta neste Orçamento, que será sempre de continuidade”, explica ao Expresso um próximo de Rui Rio. Isto apesar de o ‘vice’ David Justino ter dito, em entrevista à Rádio Observador, que o PSD não pode rejeitar à partida documentos que não conhece.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler (também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso).

Torne-se assinante

NewsItem [
pubDate=2019-10-19 00:00:00.0
, url=https://expresso.pt/politica/2019-10-18-Rio-na-corrida-pelo-PSD-suspende-dialogo-com-PS
, host=expresso.pt
, wordCount=221
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_10_18_1357490810_rio-na-corrida-pelo-psd-suspende-dialogo-com-ps
, topics=[política]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]