pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 12 out 10:00

O Chrome do PC agora também já faz chamadas graças ao Android

O Chrome do PC agora também já faz chamadas graças ao Android

Agora é a vez da Google apresentar uma novidade neste campo. Também o Chrome do PC já consegue fazer chamadas de forma simples. Usa o Android para este fim e integra-se de forma perfeita. Só é precisa que a página Web tenha o número disponível.

certamenteAs últimas semanas têm mostrado uma corrida na integração entre os sistemas móveis e os de desktop. As abordagens têm sido diferentes e até os objetivos têm variado. A Microsoft está no topo desta corrida com a união entre o Android e o Windows 10.

Uma novidade única para o Chrome

A Google, por vezes, cria novidades no Chrome que parecem pouco lógicas. Na verdade, e com a utilização, estas tornam-se certamente essenciais e até únicas no mercado. É precisamente isso que está agora a ser preparado neste browser.

É uma funcionalidade ainda em testes, mas o Chrome tem já a capacidade de realizar chamadas telefónicas. Apenas precisa que o número de telefone estejam nas páginas visitadas e que exista um smartphone Android com a mesma conta presente num browser no Android.

Agora é simples fazer chamadas no browser

Ao ser selecionado um número de telefone, o menu de contexto tem presente uma nova opção. Mostra a possibilidade de fazer uma chamada num dos smartphones associados. Só precisam de carregar nessa opção para que o processo se inicie.

Do lado do smartphone surgirá uma notificação para o utilizador. Esta vem do browser local e dará a possibilidade de posteriormente fazer a chamada para o número escolhido na página web.

É tudo direto do desktop para o telefone

Ao ser tocada essa notificação do browser, será aberta a aplicação do telefone e o número está pronto para fazer a chamada pretendida. Esta não se processa sem a autorização do utilizador, para a sua segurança.

Há ainda outra opção presente no desktop, que facilita ainda mais. Nos links associados a telefones, com um número presente, o Chrome mostrará uma interface diferente.

O Android trata de fazer a chamada

Esta está mais identificada com a ação que vai ser feita e permite na mesma escolher qual o telefone que vai ser usado para a chamada. Podem igualmente associar outra aplicação para as chamadas.

Por enquanto esta novidade está em testes no Chrome. Está presente nas versões de testes, tanto do Windows, Linux ou macOS. Do lado do Android o processo é o mesmo, com testes. Esta é uma nova opção certamente muito interessante para todos os que não querem ter de estar a copiar um número de telefone do browser.

Chegou o Chrome 77 e o foco desta vez é na partilha de separadores

1
1