pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 12 out 02:00

Usa o iTunes no Windows para gerir o iPhone? Tem de atualizar o seu PC

Usa o iTunes no Windows para gerir o iPhone? Tem de atualizar o seu PC

Apesar de não ter os desenvolvimentos da Apple que foram vistos ao longo dos anos, a versão Windows tem sido suficiente. Agora, e segundo foi descoberto, é urgente atualizar o iTunes no seu PC. Uma falha grave de segurança foi descoberta e os riscos são elevados.

O fim do iTunes no macOS é já uma realidade, tendo a Apple optado por gerir os seus componentes de forma autónoma e diferenciada. Esta posição não foi transposta para o Windows, onde este software ainda está presente.

Apesar de não ter os desenvolvimentos que foram vistos ao longo dos anos, a versão Windows tem sido suficiente. Agora, e segundo foi descoberto, é urgente que atualizem o iTunes no Windows. Uma falha grave de segurança foi descoberta e os riscos são elevados.

Atenção, é preciso atualizar o iTunes do Windows

Apesar de ser um marco na história da Apple, o iTunes foi descontinuado com a chegada do macOS Catalina. A decisão pode parecer lógica, mas deixou muitos utilizadores sem um ponto central para acesso aos equipamentos e conteúdos.

A versão Windows, que ainda muitos usam, acabou por manter-se unificada e dar uma gestão global. É precisamente esta que agora está com sérios problemas de segurança, segundo descobriu e revelou a empresa Morphisec.

Segundo o que foi revelado, a falha detetada permite aos atacantes colocarem malware e ransomware nos PCs que estejam acorrer as versões atuais. A falha está no componente Apple Software Update, usado para atualizar o iCloud e o iTunes.

A Apple já tem uma nova versão para o seu PC

O problema é ainda maior, uma vez que este componente fica no Windows quando o iTunes e o iCloud são desinstalados. Corre em segundo plano sempre que o sistema operativo é iniciado. Assim, não apenas os atuais utilizadores estão expostos, mas também todos os que já o tiveram a correr.

Esta falha tinha sido descoberta há algum tempo, mas a Morphisec aguardou a chegada da correção. A Apple já a tem disponível e todos devem garantir a atualização imediata. A proteção vem com a versão 12.10.1 do iTunes, a versão 7.14 do iCloud Windows 7 ou a versão 10.7 para Windows 10.

Estas são atualizações obrigatórias, pois a sua presença deixa os utilizadores vulneráveis. É aparentemente simples de explorar e os resultados podem ser muito desastrosos para qualquer PC que for atacado.

1
1