expresso.ptexpresso.pt - 12 out 09:27

Novo Governo: Costa reforça núcleo político, muda dois ministros e tem três em dúvida

Novo Governo: Costa reforça núcleo político, muda dois ministros e tem três em dúvida

Presidência da UE obriga a mudanças na orgânica do Governo. Há dois ministros de saída e três estão em dúvida

O novo Governo de António Costa não será muito diferente do atual, mas a sua orgânica deverá reforçar o peso político do eixo São Bento/Presidência do Conselho de Ministros. O primeiro-ministro, sabe o Expresso, quer reforçar o núcleo político do Executivo, com a justificação de que, na próxima legislatura, haverá uma presidência portuguesa da União Europeia — como Costa e o ministro dos Negócios Estrangeiros terão de passar bastante tempo fora do país, o primeiro-ministro quer reforçar o pessoal político na torre de controlo. A isso, acresce a perspetiva de quatro anos de intensas negociações com cinco partidos à esquerda.

O chefe do Governo indigitado só deverá começar os contactos para o novo Governo a partir de terça-feira, depois de quatro dias de descanso. Esta semana confirmou o que já havia adiantado em agosto: “No essencial”, o novo Governo será parecido com o antigo. “Tivemos uma remodelação grande no início desta última sessão legislativa. Eu diria que, com um ou outro acerto, que porventura se justifique, o Governo não será alterado”, já tinha explicado ao Expresso.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler (também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso).

Torne-se assinante

1
1