pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 12 out 20:00

Impressora 3D gigante fabrica um barco em poucas horas (vídeo)

Impressora 3D gigante fabrica um barco em poucas horas (vídeo)

Um dia construir casas, carros, barcos ou qualquer outro projeto vai ser simples e muito rápido. Conforme evoluem os materiais e as máquinas, não tarda, como já podemos ver em casos protótipos, teremos a impressora 3D a fabricar em horas o que levaria meses, ou mesmo anos.

Um dia, construir casas, carros, barcos ou qualquer outro projeto vai ser simples e muito rápido. Conforme evoluem os materiais e as máquinas, não tarda, teremos a impressora 3D a fabricar em horas o que levaria meses, ou mesmo anos.

Com o fabrico deste barco, a Universidade do Maine acabou de estabelecer três recordes mundiais de uma só vez.

3Dirigo – O barco impresso em 3 dias numa impressora 3D

Conforme foi divulgado pela Universidade do Maine, EUA, a estrutura foi fabricada recorrendo à maior impressora 3D de polímero protótipo do mundo. Além deste recorde, a equipa ainda conseguiu outro ao fabricar o maior barco impresso em 3D do mundo. Não se ficando por dois espetaculares resultados, o grupo ainda arrecadou o recorde da impressão do maior objeto sólido em impressão 3D do mundo.

Bom, se com estas dimensões, a máquina demorou apenas 72 horas, o que poderá ser pensado para o futuro deste projeto? O vídeo, em time-lapse, dá uma ideia de como esta máquina pode ser uma revolução na construção de grandes estruturas.

Essa impressora 3D foi projetada para imprimir objetos de até 30 metros de altura e 6 metros de largura. Além disso, pode imprimir aproximadamente 226 quilogramas por hora. Tal como podemos ver no vídeo, o trabalho de impressão do 3Dirigo, que durou 72 horas.

3 recordes dignos de nota

Para marcar o momento e mostrar ao mundo este feito, foi levada a cabo uma cerimónia de apresentação do barco. Assim, na passada quinta-feira, o Centro de Estruturas e Compósitos Avançados da UMainea revelou o trabalho na presença de autoridades e representantes do Guinness World Records, para confirmar os três recordes.

Esta impressora 3D é um resultado da investigação que realizamos há 15 anos na combinação de nano celulósicas e microfibras com materiais termoplásticos. O nosso objetivo é imprimir com 50% de produtos de madeira a 230 kg por hora, e alcançar propriedades semelhantes às do alumínio.

Referiu Habib Dagher, diretor-executivo do Centro Avançado de Estruturas e Compósitos da UMaine.

Futuras aplicações para esta máquina

Este equipamento pode ser imensamente útil em vários segmentos. Contudo, entre as iniciativas que serão apoiadas com o uso da impressora, está o desenvolvimento de matérias-primas de base biológica, com o uso de celulose derivada de recursos de madeira, e prototipagem rápida de aplicações civis, de defesa e de infraestrutura.

A Universidade estabeleceu parcerias para unir a perícia dos investigadores com a de líderes da indústria marítima. Nesse sentido, poderão ser desenvolvidos projetos levando à comercialização da impressão 3D. Entre os interessados estão os construtores de barcos no estado do Maine.

Portanto, este tipo de método aplica o uso de plástico com 50% de madeira na impressão. Nesse sentido, há uma grande economia quer no fabrico de moldes quanto na produção de partes de barcos. Recorrendo a esta tecnologia, além de mais barato é igualmente mais rápido, comparando com os métodos usados na atualidade.

Exército dos Estados Unidos é um dos interessados

A tecnologia tem recursos de fabrico para usar vários produtos. Nesse sentido, poderá desenvolver produtos que são importantes para a atividade do Exército dos Estados Unidos.

Com esta impressora de grande porte, poderemos acelerar a inovação e o desenvolvimento de protótipos nos setores civil e militar.

Referiu Habib Dagher.

1
1