expresso.ptexpresso.pt - 9 out 23:58

Onze pessoas detidas no México após arrastarem autarca pelas ruas

Onze pessoas detidas no México após arrastarem autarca pelas ruas

Em causa esteve uma promessa eleitoral de reparação das ruas da cidade, nunca cumprida. Polícia precisou de intervir para auxiliar o autarca, que não sofreu ferimentos de maior

A polícia teve de intervir para salvar da violência popular o mayor — cargo equivalente ao de presidente da Câmara em Portugal — de uma vila mexicana, no estado de Chiapas. Maioritariamente constituída por agricultores, a turba indignada amarrou Jorge Luis Escandón Hernández a uma carrinha pick-up, arrastando depois o autarca pelas ruas de Las Margaritas.

Este foi o segundo ataque dos agricultores que exigem que Hernández cumpra a promessa de reparar uma estrada do “ejido” — um pedaço de terra cultivado em comunidade, sob um sistema de apoios do Estado. O primeiro protesto deu-se em abril, quando os populares despejaram lixo no escritório de Hernández, que não se encontrava no local. Desta vez, segundo informações veiculadas pela imprensa local, foram necessários dezenas de polícias municipais para travar o incidente, que feriu várias pessoas, após confrontos com a polícia.

Alguns desses confrontos ficaram registados em vídeos que têm sido partilhados nas redes sociais.

Ver Twitter

O presidente da Câmara de Las Margaritas, Escandón Hernández, já disse que vai apresentar queixa por sequestro e tentativa de homicídio.

1
1