expresso.ptexpresso.pt - 9 out 18:20

No campeonato europeu da abstenção, Portugal está perto do pódio

No campeonato europeu da abstenção, Portugal está perto do pódio

A abstenção voltou a subir nestas legislativas, devendo os 45,5% aumentar ainda nos próximos dias, quando forem conhecidos os votos dos emigrantes. Na Europa, só sete países registaram maior abstenção nas últimas legislativas do que Portugal. Pensar o futuro do sistema eleitoral é uma necessidade, apontam especialistas

A apatia em relação ao poder político e ao processo democrático resume-se, nos últimos dias, a um número: 45,5, a percentagem de portugueses que optaram – por diferentes razões - por não ir votar nas eleições deste domingo. Um registo que deixa Portugal próximo dos lugares cimeiros, num campeonato do qual preferiria não entrar, o da abstenção ao nível europeu. Dos 28 países da União Europeia, só sete tiveram maior abstenção nas suas últimas eleições legislativas, segundo dados compilados pelo Expresso.

A tabela é liderada pela Roménia (60,55%), Lituânia (55,7%) e França (54,4%), que são seguidas de perto pela Eslovénia (52,2%), Polónia (49,1%), Bulgária (48,9%) e Croácia (47,4%); Portugal aparece em oitavo lugar, mas poderá ainda subir uma posição, quando forem apurados os votos do círculo Europa e Fora da Europa.

Este é um artigo exclusivo. Se é assinante clique AQUI para continuar a ler (também pode usar o código que está na capa da revista E do Expresso).

Torne-se assinante

1
1