expresso.ptexpresso.pt - 9 out 19:24

CEO RESET. Como convencer um investidor a apostar numa ideia de negócio? Isabel Mota dá três dicas

CEO RESET. Como convencer um investidor a apostar numa ideia de negócio? Isabel Mota dá três dicas

Projetos Expresso. Para a presidente do conselho de administração da Fundação Calouste Gulbenkian o objetivo deve ser claro, a ideia exequível e a apresentação entusiasmante. Esta é a sexta de dez CEO que aceitaram o repto do jornal Expresso e da consultora EY para fazerem “reset” e refletirem sobre o desafio que é gerir uma empresa ou ter de começar de novo

Eis as três dicas de Isabel Mota para melhor se convencer um investidor a apostar numa ideia de negócio:

  • “A primeira coisa é perceber o que é a ideia. Tem de ser uma coisa simples, com objetivos claros. Perceber qual é a ideia… porque, muitas vezes, até parecem boas ideias, mas não se percebe muito bem o que é que se quer no fim… “à la fin de l'exercice” o que é que vai sair dali… Qual é que é o objetivo? Isso é a primeira coisa”.
  • “A segunda coisa é que eu nunca tomo nenhuma decisão sem ouvir as equipas que mais sabem dessas áreas. Portanto, é preciso ver, testar se é ou não exequível, ou se é uma coisa que está condenada ao falhanço ou porque não tem interesse ou porque não há mercado ou porque não é sustentável”.
  • “E finalmente, também é muito importante o entusiasmo com que as pessoas apresentam a sua ideia e a defendem. São as três coisas em conjunto que eu acho que são importantes”.

Isabel Mota é a sexta de dez gestores que aceitaram o repto do jornal Expresso e da consultora EY para fazerem “RESET” e refletirem sobre o desafio que é gerir uma empresa ou ter de começar de novo. Acompanhe no site do Expresso as suas histórias, dicas e conselhos

1
1