expresso.ptexpresso.pt - 9 out 16:17

Portugueses gastam, em média, 1h30 por dia nas redes sociais

Portugueses gastam, em média, 1h30 por dia nas redes sociais

A utilização de serviços de 'chat' é a atividade mais comum entre os portugueses, seguindo-se a leitura de notícias em sites de informação ou a escrita de comentários em publicações de amigos, conclui estudo da Marktest

Mais de quatro quintos dos portugueses (83%) visitam as redes sociais várias vezes por dia. E a grande maioria — concretamente, 95% — visitam-nas pelo menos uma vez por dia.

Estas são duas conclusões da edição de 2019 do estudo da Marktest “Os Portugueses e as Redes Sociais”, divulgado esta quarta-feira, que partiu de entrevistas online, realizadas entre 10 e 29 de julho, a 809 utilizadores de redes sociais residentes em Portugal continental, entre os 15 e os 64 anos.

Em média, os utilizadores portugueses dedicam mais de 1h30 (93 minutos) por dia às redes sociais. E fazem-no com especial incidência ao fim de semana: 68% dos inquiridos diz que é nessa altura que investe mais tempo nestas plataformas.

O envio de mensagens ou utilização de serviços de chat é a atividade mais comum entre os portugueses (78%), seguindo-se a leitura de notícias em sites de informação (67%) ou a escrita de comentários em publicações de amigos (65%).

Apesar do Facebook continuar a ser a rede que os portugueses mais gostam — e aquela que consideram que divulga a informação mais útil, mais interessante ou mais viciante —, a rede social criada por Mark Zuckerberg tem vindo a perder para o Instagram e para o WhatsApp em termos de notoriedade e de acesso por parte dos portugueses.

Os inquiridos recorrem muitas vezes a várias redes sociais em simultâneo, navegando pelo Facebook enquanto o fazem no Instagram ou enviam mensagens no WhatsApp ou Messenger. Além disso, mais de metade reconhece também ver televisão enquanto utiliza as redes sociais, 44% diz ouvir música e 37% indica que convive com os amigos ou família.

Mas nem sempre a utilização das redes sociais se traduz em publicações, como conclui o estudo da Marktest. Em média, os portugueses realizam publicações ou tweets duas vezes por dia ou 11 vezes por semana.

Concretamente, 57% dos portugueses refere realizar publicações pelo menos uma vez por dia, enquanto 43% atualiza a informação várias vezes por dia. Já três quartos dos publicam algo pelo menos uma vez por semana.

1
1