expresso.ptexpresso.pt - 9 out 22:31

Síria. Forças curdas dizem que “repeliram” ofensiva terrestre turca

Síria. Forças curdas dizem que “repeliram” ofensiva terrestre turca

“A ofensiva terrestre das forças turcas foi repelida pelos combatentes do FDS na região de Tal Abyad”, escreveu o porta-voz do FDS, Mustefa Bali, na rede social Twitter

As Forças Democráticas da Síria (FDS), dominadas pelos curdos das Unidades de Proteção do Povo (YPG), disseram esta quarta-feira que "repeliram" a ofensiva turca na fronteira norte da Síria, pouco depois do anúncio de Ancara do lançamento da ofensiva terrestre.

"A ofensiva terrestre das forças turcas foi repelida pelos combatentes do FDS na região de Tal Abyad", escreveu o porta-voz do FDS, Mustefa Bali, na rede social Twitter.

Os militares turcos auxiliados pelos sírios entraram hoje no nordeste da Síria como parte da ofensiva lançada por Ancara contra uma milícia curda apoiada pelos países ocidentais, anunciou o Ministério da Defesa da Turquia.

O porta-voz de um grupo de rebeldes sírios que participou na ofensiva disse à agência francesa France-Presse que a ofensiva terrestre começou esta noite, em direção à cidade de Tal Abyad, controlada pela milícia das Unidades de Proteção do Povo no nordeste da Síria.

Ao início da tarde de hoje, através da rede social Twitter, o Presidente turco, Recep Tayiip Erdogan, anunciou o início da ofensiva. Pelo menos 15 pessoas, incluindo oito civis, morreram durante a ofensiva turca, disse o Observatório Sírio para os Direitos Humanos.

1
1