www.computerworld.com.ptcomputerworld.com.pt - 9 out 13:51

Nobel atribuído a criadores das baterias de iões de lítio

Nobel atribuído a criadores das baterias de iões de lítio

John B. Goodenough, M. Stanley Whittingham e Akira Yoshino foram os vencedores do prémio Nobel da Química em 2019
  © Niklas Elmehed/Academia Real das Ciências da Suécia © Niklas Elmehed/Academia Real das Ciências da Suécia

A Royal Swedish Academy of Sciences atribuiu o prémio Nobel da Química de 2019 aos cientistas John B. Goodenough, M. Stanley Whittingham e Akira Yoshino, que desenvolveram as baterias de iões de lítio. Cada um irá receber um terço do prémio que ascende a nove milhões de coroas suecas (cerca de 830 mil euros).

Os cientistas da Universidade do Texas, da Universidade de Binghamton (nos EUA) e da Universidade Meijo (Japão), respectivamente, desenvolveram a bateria de iões de lítio que “revolucionaram as nossas vidas desde que entraram no mercado em 1991, criando as fundações para uma sociedade sem fios e livre de combustíveis fósseis, sendo extremamente benéficas para a humanidade”, avança o comité responsável pela atribuição deste galardão.

“Esta bateria leve, recarregável e poderosa é actualmente utilizada em tudo desde telemóveis a computadores portáteis e veículos eléctricos. Também pode armazenar quantidades significativas de energia a partir de energia solar e eólica, tornando possível uma sociedade livre de combustíveis fósseis”, afirma a Academia em comunicado.

As baterias de iões de lítio são utilizadas globalmente “para dar energia a dispositivos electrónicos portáteis que utilizamos para comunicar, trabalhar, estudar, ouvir música ou procurar conhecimento. As baterias de iões de lítio também abriram caminho para o desenvolvimento de automóveis eléctricos de longo alcance e para o armazenamento de energia a partir de fontes renováveis como a energia solar ou eólica.

O trabalho desenvolvido pelos cientistas resultou numa bateria leve e resistente que pode ser carregada centenas de vezes antes da deterioração do desempenho. A vantagens das baterias de iões de lítio é que não se baseiam em reacções químicas que dividem os eléctrodos, mas em iões de lítio que circulam entre o ânodo e o cátodo

Os prémios Nobel são atribuídos pela Fundação Nobel nas áreas de medicina, física, química, literatura e paz. Alfred Nobel (1833-1896), inventor da dinamite, deixou em testamento grande parte da sua fortuna para atribuir a pessoas que trabalhem por “um mundo melhor. Actualmente o prémio ascende a nove milhões de coroas suecas (830 mil euros).

Aos prémios Nobel, acresce ainda o prémio do Banco da Suécia para as Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel, instituído em 1968 pelo Banco Central da Suécia e que muitas vezes é incorrectamente referido como Prémio Nobel da Economia.

 Por Computerworld Tags
1
1