expresso.ptexpresso.pt - 9 out 15:29

Ministros da UE perto de acordo sobre pequeno orçamento da zona euro para apoiar investimento e reformas

Ministros da UE perto de acordo sobre pequeno orçamento da zona euro para apoiar investimento e reformas

As conversações entre os ministros das Finanças dos Estados-membros põem fim a dois anos de discussões que reduziram ao mínimo a ambiciosa ideia de França de um orçamento da zona euro

Os ministros das Finanças da União Europeia estão a discutir os pormenores finais de uma reserva de dinheiro que seria destinada à zona euro para apoiar o investimento e as reformas.

As conversações, entre os ministros das Finanças dos 27 países que permanecerão na UE, se a Grã-Bretanha sair, põem fim a dois anos de discussões que reduziram ao mínimo a ambiciosa ideia de França de um orçamento da Zona Euro.

O orçamento, ou Instrumento Orçamental para a Competitividade e a Convergência, deverá ser de cerca de 17 mil milhões de euros a partir de 2021. Esta é a fatia da zona euro nos 25 mil milhões de euros propostos pela Comissão Europeia para apoiar as reformas no próximo orçamento de longo prazo da UE.

"Estamos a tentar chegar a um consenso que reúna todos os membros", declarou o Ministro das Finanças alemão, Olaf Scholz, na reunião do Luxemburgo. "Nunca estivemos tão perto de um acordo como hoje. No entanto, nunca se sabe ao certo se vai funcionar".

O dinheiro seria dividido entre os 19 países da Zona Euro durante sete anos, deixando cerca de 130 milhões de euros por país da Zona Euro por ano, se for distribuído uniformemente.

1
1