visao.sapo.ptvisao.sapo.pt - 9 out 13:17

Fatboy Slim mistura discurso de Greta Thunberg com música "Right Here, Right Now" em espetáculo ao vivo

Fatboy Slim mistura discurso de Greta Thunberg com música "Right Here, Right Now" em espetáculo ao vivo

O DJ britânico tocou um mashup do discurso da jovem ativista na ONU, no fim do mês passado, com o seu êxito Right Here, Right Now. Este foi o resultado

O DJ e músico britânico Fatboy Slim tocou um mashup do discurso da ativista sueca Greta Thunberg na ONU com um dos seus grandes êxitos, a música Right Here, Right Now. O momento aconteceu no último fim-de-semana, em Gateshead, na Inglaterra, durante um espetáculo ao vivo.

A ideia original da mistura não foi do DJ, mas sim do músico David Scott que, no fim do mês passado, partilhou nas redes sociais esse mashup.

Ver Twitter

Na última sexta-feira, Fatboy Slim decidiu aproveitar a mistura para prestar homenagem à jovem de 16 anos que, na cimeira das Nações Unidas, acusou os líderes mundiais de lhe roubarem a infância e o futuro, num discurso forte e emotivo sobre as alterações climáticas e as suas consequências.

Na música, ouve-se a voz de Greta Thunberg a dizer que "as pessoas estão a morrer". E continua: "Ecossistemas inteiros estão a começar a colapsar. Estamos no início de uma extinção em massa e vocês só sabem falar de dinheiro".

No fim do discurso, a ativista avisa: "Aqui e agora é onde vocês devem estabelecer o limite. O mundo está a acordar. E a mudança está a chegar, quer vocês queiram ou não". O "aqui e agora" (right here, right now) da jovem é utilizado durante toda a música.

Ver Twitter

O discurso de Greta Thunberg foi o momento mais marcante da Cimeira da Ação Climática, em Nova Iorque, que aconteceu no dia 23 de setembro, na sede das Nações Unidas. Depois desse momento, vários líderes e artistas mundiais mostraram o seu apoio à ativista sueca, partilhando nas suas redes sociais partes do discurso e elogiando a forma como a jovem o fez e tem agido para lutar contra as alterações climáticas.

1
1