expresso.ptexpresso.pt - 9 out 14:15

A fórmula de Trump para que não falte dinheiro à ONU

A fórmula de Trump para que não falte dinheiro à ONU

António Guterres alertou os funcionários da ONU para a possibilidade da organização ficar sem dinheiro até ao final do mês. Esta quarta-feira, no Twitter, Donald Trump disse-lhe como resolver o problema

As Nações Unidas estão quase sem dinheiro e, esta semana, o secretário-geral António Guterres enviou uma carta aos 37 mil funcionários da organização alertando para o perigo real do dinheiro faltar até ao fimd este mês.

Esta quarta-feira, no Twitter, como é seu hábito, Donald Trump deu-lhe um conselho: “Então faça com que todos os países paguem [as suas contribuições], e não apenas os Estados Unidos!”

Ver Twitter

As palavras de Trump vão ao encontro de um comunicado divulgado pelo porta-voz de Guterres apelando a que os Estados membros da ONU cumpram com os compromissos financeiros que assumiram perante a organização. Stéphane Dujarric alertou para o facto de apenas 70% do orçamento para 2019 estar assegurado.

Historicamente, os Estados Unidos têm sido de longe o maior contribuinte para o orçamento das Nações Unidas. Mas com Donald Trump na Casa Branca, o cheque tem vindo a perder zeros. Há cerca de um ano, o próprio Presidente anunciou a diminuição em 25% das contribuições norte-americanas para as missões de paz da ONU.

Anteriormente, Washington já tinha cortado o seu financiamento à UNESCO, uma agência especializada das Nações Unidas que, desde 2011, reconhece o Estado da Palestina como membro de pleno direito.

1
1