pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 20 set. 10:00

Inteligência Artificial consegue prever o El Niño com 18 meses de antecedência

Inteligência Artificial consegue prever o El Niño com 18 meses de antecedência

A Inteligência Artificial consegue feitos que muitas vezes pensávamos ser impossíveis de alcançar. Um dos mais recentes casos nesse sentido é o facto de a IA já ser capaz de prever o fenómeno El Niño com 18 meses de antecedência!

A Inteligência Artificial consegue feitos que muitas vezes pensávamos ser impossíveis de alcançar. A sua capacidade de analisar dados, encontrar padrões e aprender com eles é extraordinária. Um dos mais recentes casos nesse sentido é o facto de a IA já ser capaz de prever o fenómeno El Niño com 18 meses de antecedência!

Num mundo matemático, a Inteligência Artificial terá cada vez mais relevância. Longe vão os dias em que tal era ficção-científica. A IA veio para ficar, sendo já um dos grandes aliados dos cientistas!

A Inteligência Artificial já consegue prever os ciclos climáticos do El Niño. Os desenvolvimentos alcançados levam a crer que a tecnologia pode vir a ser usada para melhorar as previsões climáticas. Consequentemente, ajudará na preparação para este famoso fenómeno meteorológico.

O El Niño pode desencadear tempestades e causar danos devastadores. Nos episódio mais agressivos, o El Niño é responsável por inundações em alguns território, ao passo que provoca secas e incêndios em outros. A fase da Oscilação Sul-El Niño ocorre quando a água aquece sobre o Oceano Pacífico tropical. Deslocando-se para leste, regista-se um aumento da chuva e ciclones na América, enquanto a chuva da Indonésia e da Austrália é quase nula.

Yoo-Geun Ham, da Chonnam National University na Coreia do Sul, e a sua equipa construíram uma IA que consegue prever o desenvolvimento do fenómeno El Niño até 18 meses antes deste ocorrer.

Para isto, recorreram a mecanismos de Machine Learning. Ou seja, treinaram o sistema através de dados globais da temperatura dos oceanos entre 1871 e 1973. Para além disso, quase 3.000 simulações de eventos do El Niño entre 1961 e 2005 foram geradas pelos modelos de previsão existentes. Os dados incluíam também informações sobre a temperatura da superfície do mar, bem como da temperatura geral do oceano.

Ham e seus colegas testaram a IA em dados de 1984 a 2017 e descobriram que era mais precisa do que as previsões climatéricas existentes, que só podem prever eventos de forma confiável com até um ano de antecedência.

A IA previu corretamente 24 dos 34 eventos simulados do El Niño com uma antecedência de 18 meses, diz Ham. Em comparação, um modelo concorrente e que é o atual líder de mercado previu menos de 20 corretamente.

Os poderes da Inteligência Artificial são incríveis!

Inteligência Artificial aprendeu a resolver o Cubo de Rubik em apenas 1,2 segundos

NewsItem [
pubDate=2019-09-20 11:00:38.0
, url=https://pplware.sapo.pt/high-tech/inteligencia-artificial-el-nino/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=387
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_09_20_1631715107_inteligencia-artificial-consegue-prever-o-el-nino-com-18-meses-de-antecedencia
, topics=[tecnologia, inteligência artificial, el niño, high tech]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]