mag.sapo.ptmag.sapo.pt - 20 set. 12:07

"Chiu! Temos um plano": o ativismo social e a magia do livro ilustrado de Chris Haughton

"Chiu! Temos um plano": o ativismo social e a magia do livro ilustrado de Chris Haughton

Algo de mágico acontece quando um livro ilustrado consegue equilibrar imagem e texto e envolver leitores de diferentes idades, afirmou o autor irlandês Chris Haughton, em entrevista à agência ...

"Chiu! Temos um plano", que acaba de sair pela Orfeu Negro e que motiva a passagem de Chris Haughton por Portugal, é um dos cinco livros ilustrados para infância que publicou na última década, pensados para pré-leitores e que, por isso, comunicam "de uma forma muito visual".

Os livros de Chris Haughton estão mais focados na ilustração do que na narrativa textual - construída com poucas palavras e frases curtas -, mas a combinação de ambas é que dá força a cada história e provocam maior empatia com crianças muito pequenas.

Assim acontece com "Mamã?", o premiado primeiro livro ilustrado do autor, protagonizado por um pequeno mocho que caiu do ninho, com "Boa noite a todos", sobre um ursinho com dificuldades em adormecer, ou com "Don't worry, little crab", que acaba de ser publicado no mercado britânico.

"Para mim e para as crianças muito novas é mais divertido ter as duas coisas. Há algo mágico quando acontece! Tecnicamente podemos lê-lo sem ler as frases, mas adicionando as palavras dá força à história. Faz mais sentido livros que contam histórias por imagens, porque funcionam bem para crianças que ainda não falam. Comunicam de forma visual", explicou.

Continuar a ler

As personagens de Chris Haughton são quase sempre animais - um mocho, um cão, um urso, um caranguejo - com exceção de "Chiu! Temos um plano", o primeiro protagonizado por humanos, em sucessivas tentativas para capturar um pássaro.

"Prefiro desenhar animais, porque se desenhamos humanos temos de escolher especificidades, a cor do cabelo, os olhos, e eu não queria isso. Com o animal, as pessoas podem simpatizar mais", disse.

Mas no caso de “Chiu! Temos um plano”, que apresenta agora em Portugal, a escolha recaiu em humanos. "Se fosse um animal, podiam pensar que era para comer o pássaro, mas é com humanos e eles querem apanhá-lo porque acham que é lindo".

Chris Haughton, 41 anos, irlandês radicado em Londres, chega ao livro ilustrado sabendo que sempre quis ser artista, mas só depois de ter estudado design gráfico e de ter trabalhado muito em ilustração para imprensa e para publicidade.

"Foi muito difícil começar, mas consegui dedicar-me só a isso (...). Fiz outras coisas que me levaram à ilustração para crianças. Fiz voluntariado para uma empresa de comércio justo que gostou dos meus desenhos, fiz ilustrações que eu queria mesmo fazer, e fi-las de graça, viajei muito", recordou.

No perfil profissional e pessoal sobressai uma consciência ativista e uma preocupação de agir localmente num mundo global.

Nessa perspetiva, associou-se a projetos sociais em territórios com fragilidades, como o Nepal, onde viveu. É lá, por exemplo, que são produzidos tapetes e brinquedos com imagem gráfica do ilustrador irlandês, com os lucros a reverterem para a comunidade local, seja para crianças, mulheres com incapacidades ou vítimas de violência.

Contando que demora cerca de dois anos a preparar cada livro, da ideia inicial à concretização final, Chris Hughton está a trabalhar, pela primeira vez, em dois livros ilustrados para leitores mais velhos.

Ao mesmo tempo, não consegue desligar-se da realidade. Acaba de fazer 14 ilustrações para o movimento pacifista Extinction Rebellion, de protesto por causa das alterações climáticas.

"Temos de fazer, participar, senão o que é que vamos fazer?", pergunta.

Chris Haughton fará apresentações de "Chiu! Temos um plano" no dia 28 de manhã, na livraria Baobá, em Lisboa, e no dia seguinte à tarde na livraria Hipopómatos na Lua, em Sintra.

Newsletter Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email. Notificações Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag. Na sua rede favorita Siga-nos na sua rede favorita.
NewsItem [
pubDate=2019-09-20 13:07:04.0
, url=https://mag.sapo.pt/showbiz/artigos/chiu-temos-um-plano-o-ativismo-social-e-a-magia-do-livro-ilustrado-de-chris-haughton
, host=mag.sapo.pt
, wordCount=593
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_09_20_1233488924_-chiu-temos-um-plano-o-ativismo-social-e-a-magia-do-livro-ilustrado-de-chris-haughton
, topics=[tv, entretenimento, cinema]
, sections=[vida]
, score=0.000000]