tek.sapo.pttek.sapo.pt - 20 set. 09:53

Oeiras vai investir quase dois milhões de euros por ano em Ciência para criar algo “inédito” em Portugal

Oeiras vai investir quase dois milhões de euros por ano em Ciência para criar algo “inédito” em Portugal

A estratégia de 2020 a 2025 para a Ciência e Tecnologia foi conhecida esta terça-feira e aposta em três áreas: educação e sociedade, inovação e internacionalização....

O município de Oeiras apresentou esta terça-feira em Lisboa a sua estratégia para a Ciência e Tecnologia, de 2020 a 2025. Por ano, Oeiras vai investir cerca de 1,8 milhões de euros para implementar esta estratégia, dizendo agora que se torna o primeiro município a disponibilizar uma verba exclusivamente para a ciência.

No comunicado enviado esta tarde às redações, o município garante que se quer afirmar como centro internacional de ciência e inovação, criando algo "inédito" em Portugal: "uma agenda concertada com a finalidade de produzir um impacto duradouro e sustentado no território” em três grandes esferas, educação e sociedade, inovação e internacionalização.

Para alcançar este objetivo, numa primeira fase a estratégia envolve as instituições científicas de Oeiras. Mas o município admite uma perspetiva de alargamento a outras na periferia do concelho, pretendendo ainda envolver empresas e cidadãos e também atrair alunos, cientistas, empreendedores e mais empresas para o território.

No comunicado, Isaltino Morais refere que o município tem "condições únicas a nível nacional e internacional, que posicionam o território como um ecossistema de referência nas áreas da ciência e inovação". A "grande quantidade de empresas de base científico-tecnológica, bem como várias universidades e institutos científicos de excelência" também explica o facto da decisão desta estratégia no concelho, explica o presidente da Câmara Municipal de Oeiras.

Na prática, a estratégia prevê o desenvolvimento do Programa Ciência Aberta a Oeiras para aproximar munícipes e a comunidade escolar da Ciência, através de várias iniciativas como um Festival da Ciência e o Ensino Experimental das Ciências. Por outro lado, de forma a aliar a ciência e o conhecimento científico com os negócios, será criada uma estrutura dedicada ao acompanhamento dos cientistas, no que toca à proteção e exploração da propriedade intelectual, bem como incubadoras e programas de financiamento.

Numa aposta pela internacionalização de Oeiras, está prevista também a criação dos Prémios de Ciência e Inovação, destinados a reconhecer cientistas e empreendedores nacionais e estrangeiros, o desenvolvimento de um programa formal de visitas e a criação do International Collaborative Center, uma infraestrutura que pretende funcionar como "íman" de investigadores e empreendedores nacionais e internacionais.

A Estratégia Oeiras Ciência e Tecnologia surge no âmbito do programa Oeiras Valley, lançado oficialmente em maio pelo Município de Oeiras, com o objetivo de criar o “maior ecossistema de inovação do país”, favorecendo a instalação de empresas de base tecnológica, farmacêutica, nanotecnológica e de investigação.

Newsletter Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email. Na sua rede favorita Siga-nos na sua rede favorita.
NewsItem [
pubDate=2019-09-20 10:53:52.0
, url=https://tek.sapo.pt/noticias/ciencia/artigos/oeiras-vai-investir-quase-dois-milhoes-de-euros-por-ano-em-ciencia-para-criar-algo-inedito-em-portugal
, host=tek.sapo.pt
, wordCount=410
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_09_20_1146859232_oeiras-vai-investir-quase-dois-milhoes-de-euros-por-ano-em-ciencia-para-criar-algo-inedito-em-portugal
, topics=[tecnologia, notícias, ciência]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]