expresso.ptexpresso.pt - 15 set. 12:06

Violência doméstica: processos parados em Aveiro por falta de meios

Violência doméstica: processos parados em Aveiro por falta de meios

Doença de uma das procuradoras teve implicações em mais de 170 inquéritos relacionados com violência doméstica, noticia o JN. PGR garante que a situação está “regularizada”

O número de processos que chegam à comarca de Aveiro tem-se mantido estável, mas a redução do efetivo de magistrados do Ministério Público tem gerado uma sobrecarga de trabalho sobre os procuradores. Quando um falta, acumulam-se os inquéritos por despachar.

Foi o que aconteceu entre março e julho deste ano no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) da comarca de Aveiro: a baixa médica de uma magistrada fez com mais de 170 inquéritos relacionados com violência doméstica e maus-tratos estivessem parados, noticia o JN na sua edição de domingo.

Ao jornal, a PGR reconheceu a perturbação no serviço, mas garantiu que a situação relativa aos inquéritos de violência doméstica “encontra-se regularizada”. E que durante as ausências “intermitentes” da procuradora, foram tomadas “medidas gestionárias, no sentido de assegurar o serviço urgente”.

De acordo com o JN, os inquéritos a cargo da magistrada que esteve de baixa foram distribuídos nessas alturas pelas outras duas procuradoras da secção do DIAP responsável pelos casos de violência doméstica. O problema é que também estas estavam assoberbadas com cerca de 700 processos da mesma natureza.

Por falta de meios, terão ficado por realizar mandados de busca e detenção de agressores investigados, conta ainda o jornal, citando um despacho assinado já no início deste mês pelo coordenador do MP de Aveiro. Nele, José Oliveira Fonseca descreve a situação como “insustentável”.

NewsItem [
pubDate=2019-09-15 13:06:23.0
, url=https://expresso.pt/sociedade/2019-09-15-Violencia-domestica-processos-parados-em-Aveiro-por-falta-de-meios
, host=expresso.pt
, wordCount=220
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_09_15_941896309_violencia-domestica-processos-parados-em-aveiro-por-falta-de-meios
, topics=[sociedade]
, sections=[sociedade]
, score=0.000000]