www.publico.ptpublico.pt - 15 set. 15:17

Espanha volta a conquistar na Ásia um título mundial

Espanha volta a conquistar na Ásia um título mundial

Triunfo na final sobre a Argentina permitiu aos espanhóis somarem o segundo título.

A selecção espanhola sagrou-se neste domingo campeã do mundo de basquetebol pela segunda vez na sua história. Em Pequim, Espanha impôs-se na final à Argentina, por 95-75, e repetiu o feito que já tinha alcançado no Japão, em 2006.

Definitivamente, a formação espanhola dá-se bem com os ares do Oriente. Depois de ter dominado a primeira e a segunda fases de grupos, na China, com cinco triunfos em outros tantos jogos, continuou uma caminhada imparável nos quartos-de-final, derrotando a Polónia (90-78), e nas meias-finais, eliminando a Austrália (95-88).

Consumada a grande surpresa do Campeonato do Mundo, com o afastamento dos EUA logo nos quartos-de-final, diante da França, Espanha acabou por ter a Argentina como derradeiro obstáculo na competição. Os sul-americanos, que somam um título mundial (1990), tiveram em Gaby Deck o melhor marcador do encontro (24 pontos), mas isso não foi suficiente para evitar o desaire.

Na Arena Wukesong, na capital chinesa, Espanha superiorizou-se nos quatro períodos da partida (14–23, 17–20, 16–23, 28–29), com Rudy Fernandez a impor-se na luta das tabelas (10 ressaltos) e Ricky Rubio, um dos melhores ao longo de toda a campanha, a anotar 20 pontos.

De resto, a solidez das prestações do base dos Phoenix Suns foi reconhecida com a eleição para o melhor “cinco” da competição ( juntamente com o compatriota Marc Gasol, o argentino Luís Scola, o sérvio Bogdan Bogdanovic e o francês Evan Fournier) e com o prémio de MVP do Mundial. “Trabalhámos muito duro e sacrificámo-nos muito para chegar aqui. Cada um deu muitíssimo ao outro e não demos só uma lição desportiva, mas de vida”, assinalou.

​Uma conquista desta magnitude é especial para muita gente, a começar pelo italiano Sergio Scariolo, que se tornou no primeiro treinador a triunfar na NBA (com os Toronto Raptors) e no Mundial no mesmo ano. “Começámos com muitos problemas, mas fomos capazes de superar física e mentalmente os piores momentos. Estou muito contente com o basquetebol que praticámos, especialmente na defesa”, atalhou o mais premiado técnico a orientar a selecção espanhola: a este título junta outros três em Europeus, para além de duas pratas e um bronze olímpicos. 

A medalha de ouro segue, assim, para Madrid, sendo que a qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio está também assegurada, quer para os vencedores, quer para os vice-campeões mundiais. A França, que bateu a Austrália (67-59) no jogo de atribuição dos terceiro e quarto lugares, encerrou o torneio no último lugar do pódio, mas também com passaporte garantido para Tóquio, em 2020.

NewsItem [
pubDate=2019-09-15 16:17:22.0
, url=https://www.publico.pt/2019/09/15/desporto/noticia/espanha-nova-campea-mundo-basquetebol-1886694
, host=www.publico.pt
, wordCount=416
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_09_15_451962492_espanha-e-a-nova-campea-do-mundo-de-basquetebol
, topics=[basquetebol]
, sections=[desporto]
, score=0.000000]