pplware.sapo.ptpplware.sapo.pt - 15 set. 11:00

Manjaro 18.1.0 Juhraya: A distro Linux perfeita para o seu PC

Manjaro 18.1.0 Juhraya: A distro Linux perfeita para o seu PC

O Linux Manjaro é uma das distribuições mais bonitas e user-friendly, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. É uma rolling distro e tem total compatibilidade com os repositórios do Arch (AUR – Arch User Repository).

Como temos vindo a dar a conhecer ao longo dos anos, no segmento das distribuições Linux são várias as ofertas. Temos distribuições direcionadas para computadores mais antigos, distribuições mais completas e com ambientes gráficos elegantes, distribuições para servidores, etc.

Hoje revelamos as novidades da novo e fantástica distribuição Manjaro 18.1.0 Juhraya.

O Linux Manjaro é uma das distribuições mais bonitas e user-friendly, que facilita a “entrada” dos utilizadores no mundo do Arch Linux. É uma rolling distro e tem total compatibilidade com os repositórios do Arch (AUR – Arch User Repository).

Após 6 meses de desenvolvimento, os responsáveis pela distro Manjaro lançaram a versão 18.1.0 Juhraya. Esta nova versão traz um conjunto de melhorias, especialmente ao nível da produtividade e gestão de pacotes.

LibreOffice ou FreeOffice: O utilizador é que escolhe

Até agora o Manjaro vinha com o LibreOffice pré-instalado. Com a última versão o utilizador pode escolher se pretende o LibreOffice ou o FreeOffice.

O Libreoffice é uma suite de produtividade que tem vindo a conquistar cada vez mais utilizadores. Esta suite tem ganho muitas novas funcionalidades e digamos que possui todas as funções necessárias para um utilizador de nível intermédio e até oferece algumas características avançadas

FreeOffice e é uma suite de produtividade desenvolvida pela empresa alemã SoftMaker. Esta suite incluiu uma alternativa gratuita ao Word, Excel e Powerpoint e, além disso, todos os documentos criados nesta plataforma são agora compatíveis com o Office da Microsoft.

Outras novidades

Além da novidade das suites de produtividade, o novo Manjaro 18.1.0 Juhraya traz suporte para os pacotes FlatPak e Snap. Para esse propósito está agora disponível a ferramenta gráfica “bauh” (conhecida como “fpakman”) para todos os utilizadores.

Atualmente a distribuição Linux Manjaro está disponível com os ambientes gráficos XFCE, KDE e GNOME. A versão com KDE vem com o novo tema “Matcha”.

A versão com KDE sofreu alterações em todo o sistema de mensagens. O Manjaro 18.1.0 Juhraya está disponível com o Xfce 4.14, KDE Plasma 5.16 e Gnome 3.32.

Manjaro 18.1.0 Juhraya

NewsItem [
pubDate=2019-09-15 12:00:09.0
, url=https://pplware.sapo.pt/linux/manjaro-18-1-0-juhraya/
, host=pplware.sapo.pt
, wordCount=325
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_09_15_271724574_manjaro-18-1-0-juhraya-a-distro-linux-perfeita-para-o-seu-pc
, topics=[tecnologia, manjaro, linux]
, sections=[ciencia-tecnologia]
, score=0.000000]