www.publico.ptpublico.pt - 14 set. 15:23

Itália autoriza desembarque de 82 migrantes, mas frisa que não há política de “portos abertos”

Itália autoriza desembarque de 82 migrantes, mas frisa que não há política de “portos abertos”

Decisão foi tomada depois de um acordo europeu para a redistribuição deste grupo. Ministros do Interior da EU vão reunir para chegar a um acordo sobre um mecanismo mais alargado.

O Governo italiano autorizou que o navio de resgate Ocean Viking desembarcasse 82 migrantes na ilha de Lampedusa, depois de seis dias de incerteza, argumentando que a maior parte deles vai ser enviado para outros países da União Europeia.

Esta autorização assinala uma mudança na aplicação da política para com os migrantes e refugiados resgatados ou que chegam aos portos italianos por parte do novo Governo de coligação entre o partido populista 5 Estrelas e o Partido Democrático (esquerda), que substituiu há dias o anterior da Liga (extrema-direita) e do 5 Estrelas. O anterior ministro do Interior, Matteo Salvini, negava por norma os desembarques. 

“Foi designado um porto seguro porque a União Europeia concordou com o nosso pedido para [que outros países] recebessem os migrantes”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros, Luigo Di Maio. Esclareceu, porém, que não se trata do regresso à política de portos abertos. 

“Tem que ficar claro, mesmo em relação ao que se passou no anterior governo, que o nosso objectivo é garatir que os que chega a Itália são redistribuídos por outros países europeus”, disse Di Maio.

O ministro francês do Interior, Christophe Castaner, disse este sábado no Twitter que há um acordo europeu ad hoc (ou seja para esta situação), entre a Itália, França, Alemanha, Portugal e o Luxemburgo, para permitir este desembarque. “Agora precisamos de chegar a um acordo sobre um verdadeiro mecanismo europeu temporário”, acrescentou Castaner

O ministro do Interior alemão, Horst Seehofer, disse que se este futuro acordo vier a ser alcançado, o seu país pode receber 25% dos migrantes e refugiados que chegarem a Itália. 

Os ministros do Interior da União Europeia vão reunir este mês de Setembro em Malta para tentarem chegar a um acordo mais abrangente antes da cimeira europeia de Outubro, no Luxemburgo.

NewsItem [
pubDate=2019-09-14 16:23:46.0
, url=https://www.publico.pt/2019/09/14/mundo/noticia/governo-italiano-autoriza-desembarque-82-migrantes-resgatados-mediterraneo-1886619
, host=www.publico.pt
, wordCount=290
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_09_14_1850286019_italia-autoriza-desembarque-de-82-migrantes-mas-frisa-que-nao-ha-politica-de-portos-abertos
, topics=[união europeia]
, sections=[actualidade]
, score=0.000000]