www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 14 set. 18:57

"Poupem o Montijo". O manifesto que reúne 60 personalidades

"Poupem o Montijo". O manifesto que reúne 60 personalidades

Documento publicado este sábado pede que se estudem alternativas ao aeroporto complementar no Montijo

Mais de 60 personalidades da vida política e cultural, assim como de associações ambientalistas, divulgaram hoje com o manifesto “Poupem o Montijo”, defendendo “um aeroporto sustentável para Lisboa”, cuja localização deve ser decidida após uma avaliação ambiental estratégica.

“Será muito difícil, no século XXI, pedir que se encontre uma localização adequada para o aeroporto de Lisboa que não tenha efeitos desproporcionados nos ecossistemas e na saúde das pessoas?”, lê-se no manifesto, publicado hoje no jornal Público, sobre a construção de um novo aeroporto no Montijo, no distrito de Setúbal.

Entre os subscritores do manifesto “Poupem o Montijo” constam nomes como Ana Zanatti, António Garcia Pereira, António Pedro Vasconcelos, Camané, Carlos Antunes, Carlos do Carmo, Carlos Marques, Carlos Pimenta, Eunice Muñoz, Francisco Ferreira, José Macário Correia, Mário Tomé, e Viriato Soromenho Marques.

Indicando que a Avaliação de Impacte Ambiental sobre a construção de um novo aeroporto no Montijo está em consulta pública até 19 de setembro, os signatários apelam para o contributo da população e das entidades competentes “para ajudar o poder executivo a corrigir a sua visão sobre este projeto insensato”, considerando que tal pode condicionar a vida dos portugueses durante os próximos 40 anos.

“É essencial avaliar as diferentes alternativas de modo a selecionar aquela que responde, não às exigências das companhias ‘low-cost’ e da multinacional Vinci, mas às necessidades de segurança aérea, de promoção da saúde pública e da biodiversidade, de integração na rede ferroviária e de mitigação e adaptação às alterações climáticas”, avançou o manifesto “Poupem o Montijo”.

Na perspetiva dos subscritores desta carta aberta sobre o futuro aeroporto para a região de Lisboa, a decisão tem de ser tomada “de forma sistemática, recorrendo a uma avaliação ambiental estratégica, como prevê a legislação nacional e comunitária”, lembrando que a expansão do aeroporto da Portela, em Lisboa, não foi alvo de Avaliação de Impacte Ambiental.

O manifesto recorda, ainda, a decisão do Governo britânico de abandonar a ideia de construir em Londres, em 2014, um novo aeroporto numa zona de estuário, “por representar um risco desproporcionado para os passageiros aéreos e ser difícil de compaginar com as normas europeias de conservação da natureza”.

Sobre a escolha do Montijo para a construção de um novo aeroporto, os subscritores chamam à atenção para os “três milhões de voos de aves no corredor de aproximação à pista norte”, registados durante um ano, assim como a poluição sonora e os efeitos das alterações climáticas, nomeadamente a subida do nível do mar, com impacto no estuário do Tejo, que “colocará em risco a viabilidade da infraestrutura aeroportuária”.

“O estudo de impacte ambiental torna evidente que os impactos negativos são mais significativos que os impactos positivos, pelo que é expectável o chumbo do projeto pela APA — mas, mesmo que a decisão fosse favorável, os promotores teriam de realizar um estudo mais completo sobre o risco de colisão com aves”, referem os signatários.

Além da localização do Montijo, o manifesto critica o projeto de expansão do atual aeroporto de Lisboa, interrogando-se sobre o futuro do turismo, da mobilidade e do direito à habitação e à cidade.

“As estatísticas mostram que, na última década, os aeroportos de Paris, Madrid, Munique e Roma transportaram mais passageiros com menos aviões. Se a melhoria da qualidade de vida para todos permitir receber mais turistas, é possível fazê-lo mantendo ou reduzindo o tráfego aéreo”, adiantou o manifesto “Poupem o Montijo”, propondo, assim, outras formas de mobilidade, inclusive o transporte ferroviário.

NewsItem [
pubDate=2019-09-14 19:57:13.0
, url=https://www.dinheirovivo.pt/empresas/poupem-o-montijo-o-manifesto-que-reune-60-personalidades/
, host=www.dinheirovivo.pt
, wordCount=562
, contentCount=1
, socialActionCount=0
, slug=2019_09_14_1414573333_-poupem-o-montijo-o-manifesto-que-reune-60-personalidades
, topics=[economia, aeroportos]
, sections=[economia]
, score=0.000000]