expresso.ptexpresso.pt - 13 set 21:58

Padre russo apanha um avião e despeja 70 litros de água benta sobre cidade pecadora

Padre russo apanha um avião e despeja 70 litros de água benta sobre cidade pecadora

Foi uma inovação numa tradição anual que o padre em causa já mantém há algum tempo

Um padre ortodoxo russo, Alexander Goryachev, sobrevoou a cidade russa de Tver a bordo de um pequeno avião, com o objetivo de a livrar do pecado. Todos os anos, este padre faz o voo a 11 de setembro, Dia da Sobriedade an Rússia, mas este ano, além do ícone que costuma levar, transportava consigo 70 litros de água benta, que atirou sobre a cidade a partir de um cálice sagrado.

Os dois principais males que Goryachev se propõe combater - o alcoolismo e o sexo casual - são bastante comuns na Rússia. Mas o padre garante que já tem tido sucesso. Num ano anterior, por exemplo, um homem viu o avião no ar e resolveu tornar-se sóbrio, tendo aparentemente conseguido.

Como seria inevitável, muita gente ri-se da iniciativa, de que foram captadas imagens. Mas Goryachev não se deixa demover. "Riam se quiserem, viverão mais tempo", disse ele à imprensa local. "Mas de que é que estão a rir? Dos nossos esforços para ajudar as pessoas a curarem-se e pararem de beber, de se drogarem e de fornicarem? Deixem-nos rir. Isso não nos impedirá de fazer o nosso trabalho".

O Dia da Sobriedade comemora a decapitação de São João Batista, e o ícone que o padre leva consigo tem supostamente o poder de curar viciados em droga e álcool. "Toda a doença é causada por um vírus, e os vírus são demónios. é por isso que cada doença é antes de mais uma doença espiritual", explica Goryachev.

1
1