observador.ptobservador.pt - 13 set 12:55

CDS quer repensar modelo de manuais escolares reutilizáveis para 1.º ciclo

CDS quer repensar modelo de manuais escolares reutilizáveis para 1.º ciclo

Assunção Cristas propõe que seja revisto ou repensado este modelo no 1º e 2º anos do 1º ciclo, apesar de o CDS ser favorável à reutilização dos manuais nos anos mais avançados.

A presidente do CDS, Assunção Cristas, defendeu esta sexta-feira que se deve repensar o modelo de reutilização de manuais escolares pelos alunos dos dois primeiros anos do primeiro ciclo.

Assunção Cristas admitiu que seja revisto ou repensado este modelo, apesar de o CDS ser favorável à reutilização dos manuais nos anos mais avançados, face às queixas e dificuldades apontadas por pais e professores de reutilizar livros já usados e que foram apagados.

Os manuais “não estarão todos em condições de serem usados por meninos pequeninos, que os tem que utilizar, fazer exercícios no próprio manual, riscar, apagar, voltar a fazer. Isso não é compatível com manuais que já tenham sido utilizados”, afirmou no final de uma visita à escola de Alapraia, no Estoril, concelho de Cascais (Lisboa).

É um sistema, afirmou, que “não tem uma adequação” aos primeiros do primeiro ciclo “tem que ser revisto”.

Defendendo que as alternativas têm que ser ponderadas, e sem se comprometer com opções finais, Cristas admitiu que os alunos do 1.º e 2.º anos ou poderiam ficar com os manuais ou alterava-se o modelo, com a possibilidade de o livro não ser riscado e todos os exercícios serem feitos em cadernos.

1
1