exameinformatica.sapo.ptexameinformatica.sapo.pt - 13 set 12:39

Steam muda algoritmo e aumenta visibilidade de jogos desconhecidos

Steam muda algoritmo e aumenta visibilidade de jogos desconhecidos

Até aqui o algoritmo da maior plataforma de venda de videojogos para PC baseava-se muito no fator popularidade

«A secção "Recomendados para ti" parecia inclinar-se só para os jogos mais populares e não parecia ser lá muito personalizada.» O mea culpa da Valve, empresa responsável pela loja de videojogos Steam, não podia ser mais esclarecedor. Após várias queixas e sugestões dos jogadores, a empresa decidiu finalmente modificar a lógica por trás dos sistemas de recomendações da plataforma.

Até agora o fator popularidade era muito dominante nas diferentes janelas de recomendação, o que fazia com que aos jogadores fossem sugeridos títulos que já são muito mediáticos. «Não estava a ser mostrada aos jogadores uma variedade de jogos tão grande como esperávamos», escreveu a empresa em comunicado.

A aposta em novos algoritmos deverá garantir maior visibilidade a jogos que não têm tanto nome no mercado e as recomendações passam a ser feitas tendo em conta o perfil de cada jogador. «Ao mudarmos estas áreas, queríamos garantir que estávamos a mostrar aos clientes um conjunto de jogos não só variado como também relevante para eles».

Antes de avançar com a mudança para toda a plataforma, a Valve testou o novo sistema de recomendações com 5% dos utilizadores da Steam e os resultados foram promissores: a probabilidade de um jogador clicar na página de um jogo mostrado na área de recomendações aumentou 15%. Foram também registados aumentos de 75% no número de jogos diferentes visitados e de 48% na média de visitas por jogo.

«Achamos estes resultados encorajadores e decidimos disponibilizar estas alterações para todos os utilizadores», acrescenta ainda a empresa na mesma informação.

Em julho, a Valve tinha anunciado a Steam Labs justamente para testar novos métodos de recomendações de jogos.

A alteração no sistema de recomendações da Valve surge numa altura em que a empresa quer segurar “território” relativamente à Epic Games – impulsionada pelo sucesso do jogo Fortnite, a editora tem estado a atrair vários jogos para a loja online Epic Store, rival da Steam.

1
1