expresso.ptexpresso.pt - 13 set 12:38

Pacheco Pereira: “Espero que nas legislativas a direita entre com os pés esquerdos”

Pacheco Pereira: “Espero que nas legislativas a direita entre com os pés esquerdos”

O historiador, cronista e ex-deputado do PSD José Pacheco Pereira, "o homem que anda aos papéis" para ‘salvar a usura da memória’ recebeu-nos num dos espaços da sua Ephemera, a maior biblioteca-arquivo privada do país. Quando questionado se é um turista no passado responde: “Viajo no passado como Darwin e Humboldt viajaram pela América Latina.” Uma conversa que marca o arranque da quarta temporada do podcast A Beleza das Pequenas Coisas

Encontrámos o historiador José Pacheco Pereira num armazém no Barreiro, entre corredores de caixotes com milhares de livros, papéis, cartazes, objetos da Ephemera, que resultam numa multidão de vozes a contarem histórias. E é um gosto vê-lo falar com o mesmo entusiasmo dos arquivos de Sá Carneiro, de correspondências privadas de gente anónima ou de um sistema de luzes de uma velha discoteca.

“O meu arquivo é omnívero, onde cabe tudo e tudo tem lugar. “ Ele é um guardião de um tesouro incalculável, a maior parte depositado em sete casas na sua propriedade da Marmeleira. Porque é urgente a memória. "O poder não gosta da memória. E as modas encolhem a memória. Os jornais têm uma memória de passarinho. As redes sociais ainda mais pequena do que passarinho. E há uma pedagogia a fazer quanto a essa memória curta. Para que os media valorizem o tempo. Que não seja só o ontem, o agora e o amanhã”.

E apesar de Pacheco Pereira se considerar um “bruto afetivo” chega a comentar sobre as madrugadas de leitura na sua aldeia o seguinte: "À noite o meu silêncio só é quebrado por duas coisas: rãs no Inverno e grilos e cigarras no Verão.”

Quebra também o silêncio para falar de política, das legislativas e do seu partido: “Não acho que o lugar do PSD seja à direita.”

Isto e muito mais para ouvir neste episódio com o ‘tempo lento’ que Pacheco Pereira tanto aprecia.

Esta quarta temporada conta agora com um novo genérico, uma criação original do músico Luís Severo, e a edição áudio é do jornalista José Cedovim Pinto.

Mantemos o desafio a todos os ouvintes que enviem as suas opiniões, sugestões, histórias e comentários para abelezadaspequenascoisas@impresa.pt

Até para a semana. Pratiquem a empatia. E boas conversas!

Assinar no iTunes: http://apple.co/2mCAbq2
Assinar no Soundcloud: http://bit.ly/2nMRpRL
Se usar Android, basta pesquisar A Beleza das Pequenas Coisas na sua aplicação.

1
1