www.dinheirovivo.ptdinheirovivo.pt - 11 set 16:56

Há 10 movimentos cívicos unidos na luta contra lítio em Portugal

Há 10 movimentos cívicos unidos na luta contra lítio em Portugal

O encontro nacional, aberto à participação do público, decorre no sábado, entre as 10:30 e as 17:00, no cineteatro de Vila Nova de Cerveira.

Representantes de 10 movimentos cívicos de contestação à prospeção e exploração de lítio em Portugal vão reunir-se no sábado em Vila Nova de Cerveira, no Alto Minho, para definir novas formas de “dinamização cívica” para alertar para o problema.

“Além dos 10 movimentos cívicos, dos partidos com assento parlamentar e de representantes de câmaras do distrito de Viana do Castelo, estarão presentes oito associações ambientalistas, entre elas a Quercus, m-APA e ContraMINAcción”.

No caso do distrito de Viana do Castelo, e segundo dados fornecidos hoje à Lusa pelo coordenador do projeto “Da Serra d’Arga à Foz do Âncora”, que envolve os municípios de Caminha, Viana do Castelo e Ponte de Lima, Guilherme Lagido, a Serra d’Arga abrange uma área de 10 mil hectares, dos quais 4.280 hectares encontram-se classificados como Sítio de Importância Comunitária.

O responsável, que é também vice-presidente da Câmara de Caminha, adiantou que “cerca de 90% dos 10 mil hectares da Serra d’Arga distribuem-se pelos concelhos de Caminha e Viana do Castelo, 8% no concelho de Ponte de Lima e os restantes 2% em Vila Nova de Cerveira.

O projeto “Da Serra d’Arga à Foz do Âncora” foi apresentado publicamente em junho. Envolve os concelhos de Caminha, Viana do Castelo e Ponte de Lima e visa a classificação daquele território como Área de Paisagem Protegida como forma de travar o projeto de prospeção de minerais.

Em julho, o Governo decidiu “excecionar” o sítio Rede Natura 2000 Serra d’Arga do conjunto de áreas a integrar no concurso para a prospeção de lítio.

1
1