exameinformatica.sapo.ptexameinformatica.sapo.pt - 11 set 08:37

Autoridades internacionais prometem monitorizar Libra

Autoridades internacionais prometem monitorizar Libra

Os reguladores e autoridades estão preocupados com a criptomoeda que o Facebook se prepara para estrear em junho do próximo ano. Um dos receios é de que a moeda possa ser usada para lavagem de dinheiro.

O presidente da Financial Action Task Force (FATF) Xiangmin Liu explica que «queremos ter a certeza de que, se houver riscos significativos, estes são endereçados». Esta autoridade é vista como definidora dos standards globais no que concerne a lavagem de dinheiro. Já nos EUA, um funcionário senior do Tesouro, disse que a Libra teria de ter os padrões mais elevados para combater lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.

Em junho, a FATF alertou os países de que deviam prestar mais atenção às criptomoedas e foram citados e mostrou o receio de que os exemplos conhecidos de mau uso (desde lavagem de dinheiro a tráfico de drogas) fossem apenas uma fração do verdadeiro uso criminoso da moeda virtual, noticia a Reuters.

O volume e a velocidade a que são trocadas estas divisas atualmente representam um desafio para a deteção de usos ilegais.

1
1