www.jornaldenegocios.ptjornaldenegocios.pt - 11 set 11:42

Tecnológica avaliada em 100 mil milhões estreia-se em Amesterdão. Ações disparam 30%

Tecnológica avaliada em 100 mil milhões estreia-se em Amesterdão. Ações disparam 30%

A Prosus tornou-se a segunda maior empresa tecnológica cotada na Europa, atrás da alemã SAP.

A Prosus estreou-se na bolsa de Amesterdão depois de se ter separado da "mãe", a sul-africana Nasper. A estreia fica marcada por uma subida de 30% no valor das ações.

A nova cotada da bolsa holandesa segue com uma cotação de 73,79 euros, abaixo do pico de 30% no valor das ações – que avaliam a empresa em 125 mil milhões de euros - mas ainda acima do preço de referência de 58,70 euros.

A Prosus torna-se a segunda maior tecnológica listada na Europa, apenas atrás da alemã SAP, embora a respetiva atividade seja algo diferente da das concorrentes: a empresa não oferece um produto com a sua insígnia – dedica-se a investir em outras tecnológicas que atuam em setores tão distintos como a área financeira ou a entrega de alimentos.

O objetivo da "migração" para Amesterdão é alargar a base de investidores e facilitar a "nova fase de crescimento", de acordo com o CEO da Nasper, Bob van Dijk. 

Um dos investimentos mais preponderantes do grupo é uma fatia de 31% do capital da Tencent, a qual vale cerca de 131 mil milhões de dólares. A "mãe" Nasper mantém uma posição maioritária neste seu "braço" que se tornou independente.

A Europa ganha esta gigante tecnológica numa altura em que não está a conseguir competir com referências do setor como a Google e Facebook, que têm sede e negoceiam do outro lado do Atlântico, ou ainda as chinesas Alibaba e Tencent.

1
1